(61) 3314-1099 contato@grupoorion.com.br

A sustentabilidade surgiu para mudar o mundo para melhor, uma forma inteligente de não comprometer as próximas gerações e unir desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente.

 

Você já faz parte dessa Inovação?

 

Essa novidade também chegou forte ao mundo predial. A sustentabilidade está se tornando essencial na construção civil, principalmente por ser um dos segmentos mais poluentes, com um enorme impacto ecológico (carbono na atmosfera).

 

Como Resolver esse Impacto Negativo?

 

Foram desenvolvidos ao longo dos anos diversos certificados de eficiência, que incentivam as atitudes sustentáveis que vão desde a construção até a manutenção de um prédio. Não apenas como forma de preservar o meio ambiente, mas também para preservar a saúde dos moradores e AINDA REDUZIR CUSTOS.

 

Certificado LEED 

 

Um famoso certificado é o LEED, que pode ser aplicado em qualquer edifício e em qualquer etapa do ciclo de vida de um empreendimento. Sua classificação é feita a partir de oito critérios que buscam reduzir impactos climáticos e a emissão de poluentes, além de promover materiais sustentáveis.

 

Como ser um Empreendimento Sustentável?

 

Existem ações que podem ser simples em sua implementação até ações complexas para atender todos os critérios. Algumas delas conseguem ter um retorno do investimento mais rapidamente, como:

 

  • troca de lâmpadas fluorescentes por LED.

 

  • implementar um sistema fotovoltaico.

 

  • reaproveitar a água da chuva.

 

  • instalar torneiras com fechamento automático.

 

  • utilizar materiais pré ou pós recicláveis.

 

A adoção desse certificado beneficia não só o meio ambiente, mas também a segurança, saúde e bem estar dos residentes e do próprio planeta.

 

Bom, Bonito, Limpo e Barato (BBLB)

 

A economia é a maior vantagem de adoção do certificado, diminuindo custos operacionais e riscos regulatórios. Além de valorizar o imóvel para venda ou aluguel, modernizar as instalações e aumentar a vida útil da edificação.

 

Já se estuda sobre a redução de IPTU para os empreendimentos certificados LEED.

 

As ações sustentáveis conseguem reduzir consideravelmente os custos. A manutenção predial fica mais cara se um prédio não usa as tecnologias disponíveis da certificação LEED durante a sua construção.

 

A construção gasta aproximadamente 15% do valor total da obra, ou seja, se um prédio utiliza recursos sustentáveis desde a sua construção, reduzirá satisfatoriamente os gastos com a manutenção no futuro. 

 

O Grupo Orion oferece consultoria, instalação, operação e manutenção dos recursos sustentáveis para a conquista do certificado LEED.

 

Temos cases de sucesso de edifícios LEED que você pode conhecer!

 

A implantação de ações sustentáveis e a análise financeira é realizada pela nossa equipe especializada em sustentabilidade. Buscamos oferecer os melhores recursos eficientes e o nosso trabalho é personalizado para cada cliente. Essas análises se aplicam também para aqueles que não buscam a certificação, mas apenas a redução de consumo e a preservação do meio ambiente, que terá como bônus para o planeta a redução custos e emissão de poluentes.

Ficou Alguma Dúvida?

13 + 2 =

Share This