Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

2 de setembro de 2020

A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPACTO DE SUA VELOCIDADE

A primeira revolução industrial usou água e energia a vapor para mecanizar a produção; a segunda criou a produção em massa por meio da energia elétrica; na terceira, a produção foi automatizada pela eletrônica e pela Tecnologia da Informação. Agora, presenciamos uma quarta revolução tecnológica, que alterará fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos uns com os outros. Como as pessoas se adaptarão ao impacto da sua velocidade de transformação?
CADA VEZ MAIS VELOCIDADE
Por mais de um século, grandes empresas, ou conglomerados, foram motores poderosos do progresso econômico mundial. Hoje, porém, o tamanho de uma empresa unicamente não garante mais seu sucesso, e a velocidade dessa mudança fez com que, mais do que outros fatores, a agilidade e a flexibilidade assumissem a linha de frente. Atualmente, um dos diferenciais das empresas é a velocidade ultrarrápida da entrega de seu produto, o que é determinante da hora de o consumidor se decidir por ela ou uma concorrente que demore mais nesse processo. A quarta revolução industrial possibilita esse gerenciamento de sistemas em tempo real: geração, armazenamento e processamento de dados online, proporcionando a troca de informações e o conhecimento entre pessoas e coisas. Como as que a antecederam, a quarta revolução industrial tem o potencial de elevar os níveis de renda global e melhorar a qualidade de vida das populações ao redor do mundo.
Podemos descrever esta nova era tecnológica em alguns tópicos: segurança, privacidade e confiança, que estão na sua base. Parcerias: na quarta revolução industrial, você não pode existir sem parceiros. Tecnologias emergentes: aquelas que estão mudando a maneira de se fazer negócios. Economia: nesta nova era, tudo gira em torno de novos modelos de negócios. Transformação digital: pensando, comportando-se, comprando e investindo de maneira diferente, as gerações mais novas estão cada vez mais presentes nas bases de clientes e funcionários.
UMA NOVA CONSCIÊNCIA COLETIVA
A Quarta Revolução Industrial trouxe avanços tecnológicos, como robótica, impressão 3D, livros digitais, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, nanotecnologia e muitas outras inovações. Essas tecnologias estão sendo implementadas tão rapidamente em nossas vidas que as pessoas estão precisando de tempo para se adaptarem a esse impacto quase diário e se reorganizarem. Essa interação, porém, não acontece apenas com grandes eventos da nossa existência, mas também com atividades diárias corriqueiras, como verificar o tempo ou fazer uma ligação. Seus benefícios se espalham pela sociedade e a aprimoram, tornando-a mais digital, ágil e conectada. Mas essa nova era tecnológica será capaz de moldar um futuro que funcione para todos, colocando as pessoas em primeiro lugar e as capacitando? Como um complemento às melhores partes da natureza humana: criatividade e empatia, a Quarta Revolução Industrial pode também elevar a humanidade a uma nova consciência coletiva e moral baseada em um senso comum de destino.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais