Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

12 de fevereiro de 2020

A AVALIAÇÃO DE UMA INFRA 4.0

Surgida nos EUA em 1975 como atividade profissional, a avaliação ou inspeção predial é a principal ferramenta para descobrir falhas e problemas em uma construção, que a princípio podem parecer pequenos e silenciosos, mas que podem arruinar um empreendimento. Como funciona a avaliação de uma infra 4.0 e quais os benefícios que ela pode proporcionar?

POR QUE FAZER

No Brasil, a inspeção predial passou a ser uma preocupação a partir do ano 2000. Foram então criadas normas técnicas e surgiu amplo material de referência, possibilitando a formação de profissionais capacitados.

O check-up de um empreendimento é a ferramenta básica para que um gestor saiba o que fazer antes que os problemas apareçam ou se tornem mais graves. Ao detectar e corrigir possíveis falhas, a manutenção predial ajuda a manter a funcionalidade das construções, além de atender exigências de segurança e possibilitar maior durabilidade às edificações, o que implica em valorização do patrimônio.

COMO FAZER

Um plano de gestão deve ser implementado, iniciando-se pela inspeção predial. É muito importante esta etapa, pois a negligência na manutenção de condomínios, por exemplo, pode causar a responsabilização civil de proprietários, síndicos e administradores. Ao detectar problemas, a inspeção predial pode classificar o seu grau de criticidade, que pode ser mínimo, baixo, médio, alto ou máximo. O plano de manutenção predial deve abranger a totalidade dos componentes da edificação: estrutura, revestimento, instalações hidráulicas, elétricas, de combate a incêndio e gás, ventilação, máquinas e equipamentos (elevadores, escadas rolantes, bombas etc). Para cada item, devem ser previstas atividades de manutenção, que pode ser corretiva, preventiva, preditiva ou evolutiva.

ARENA BSB

Recentemente, a Orion elaborou uma avaliação da Arena BSB, abrangendo todo o Complexo Esportivo de Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Aquático Cláudio Coutinho). O estudo analisou documentos e projetos das edificações e inspecionou os sistemas hidrossanitários, elétricos e de combate a incêndio. Apresentando o estado geral das edificações, determinou as irregularidades prediais que podiam prejudicar a qualidade do seu uso, os aspectos relacionados à segurança das edificações, dos seus colaboradores e usuários, além dos aspectos ambientais. O relatório apontou também as anomalias que prejudicavam as características originais das edificações, com a consequente perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos e componentes. Por fim, apresentou estimativas de custos para a resolução dos problemas e das anomalias apontadas no diagnóstico.

No Brasil, infelizmente, tragédias com desabamentos de prédios têm sido recorrentes. Com a inspeção predial, a segurança de todos os usuários e do próprio patrimônio torna-se uma prioridade.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais