Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

20 de novembro de 2019

A DIVERSIDADE NO LOCAL DE TRABALHO E SEUS BENEFÍCIOS

Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, data que propõe uma reflexão sobre a diversidade e a inclusão na sociedade brasileira, e cada vez mais as empresas as adotam como forma de criar um futuro sustentável. Mas o que vem a ser a diversidade? Etimologicamente, “diversidade” significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo o que é diverso, que tem multiplicidade. Em outras palavras, significa respeitar e valorizar as pessoas em suas diferentes dimensões, como etnia, gênero, nacionalidade, idade, deficiência, orientação sexual, educação ou religião. A promoção da diversidade e da inclusão, entretanto, pode trazer benefícios comerciais?

SÓ VANTAGENS

Farrah Qureshi, diretora executiva da Global Diversity Practice (GDP), resume com propriedade a questão: “Praticar a diversidade é respeitar e apreciar nossas diferenças, e a questão-chave para as empresas é como aproveitar essas perspectivas, estilos de vida e origens diversas para impulsionar o sucesso e a inovação dos negócios.” Em uma época em que as empresas enfrentam desafios complexos e mudanças geopolíticas, a diversidade é vista como um facilitador, uma maneira de obter sucesso em um mercado em evolução. E está rapidamente se tornando uma prioridade estratégica.

Entre as vantagens da diversidade no local de trabalho, podemos citar: maior criatividade, maior produtividade, novas atitudes, novas habilidades de linguagem, entendimento global, novos processos e novas soluções para problemas difíceis. Ao lado dos benefícios, entretanto, implementar iniciativas de diversidade no trabalho também significa enfrentar novos desafios.

DESAFIOS PELA FRENTE

A diversidade deve ser efetivada levando-se em consideração objetivos organizacionais de cada empresa, identificando-se as lacunas específicas para saber onde alocar os recursos. Para isso, é preciso contar com uma equipe capacitada, suporte e os recursos para efetivar as mudanças. Além disso, para a empreitada ser bem-sucedida, é necessária a participação de todos, enfrentando possíveis resistências internas.

Pesquisa da McKinsey & Co. afirma que empresas com um equilíbrio saudável entre homens e mulheres têm 15% mais chances de superar seus concorrentes, enquanto aquelas com funcionários com uma boa mistura étnica são 35% mais promissoras.

BOM PARA OS NEGÓCIOS

É mais provável que os funcionários se sintam confortáveis e confiantes em um ambiente em que a inclusão seja uma prioridade. A diversidade pode fornecer benefícios concretos e imateriais para a organização; empregar trabalhadores com habilidades culturais e de idioma, por exemplo, pode levar a um maior alcance para os negócios. Especialistas em diversidade acreditam que grupos heterogêneos podem contribuir com ideias mais criativas e dar à empresa uma vantagem competitiva.

Uma mudança na diversidade não acontece sem tempo e investimento, mas as empresas que oferecem um ambiente inclusivo para seus funcionários inovam, crescem e superam a concorrência. É o que mostram pesquisas e evidências.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais