Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

21 de outubro de 2020

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA INFRAESTRUTURAS EM GERAL

Dados do GBCI, organização responsável pelo processo de auditoria dos empreendimentos e acreditação dos profissionais LEED, reportam que, em um ciclo de vida de 50 anos de um empreendimento, 15% são referentes aos custos de projeto, construção, certificações e aprovações, restando 85% do custo total atribuído à manutenção e operação, e estes índices podem chegar a 8% e 92%, adicionando-se o fator humano. Isso demonstra que projetar, implantar e manter uma edificação com alta eficiência operacional, baixo impacto ambiental e preocupação com saúde e bem-estar dos usuários pode significar expressiva economia financeira.
POR QUE A INFRAESTRUTURA DEVE SER SUSTENTÁVEL?
Um dos desafios da agenda 2030 — plano de ação da ONU para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal — é a construção de cidades cada vez mais sustentáveis e ambientalmente eficientes. Promover a sustentabilidade ambiental significa deixar para as futuras gerações um mundo melhor do que aquele que encontramos.
Uma infraestrutura sustentável é aquela que é projetada, construída e operada de maneira a garantir sustentabilidade econômica, social, ambiental e institucional ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. Para garantir que as edificações tenham características ambientalmente sustentáveis, os procedimentos são ajustados com base nas estratégias de eficiência do local, água, energia e materiais.
A sustentabilidade econômica está intrinsecamente ligada à sustentabilidade ambiental e social. Um projeto de construção sustentável não apenas melhora a qualidade do meio ambiente e o conforto dos usuários, como também traz muitos benefícios econômicos. O custo inicial do edifício pode ser maior do que um edifício convencional, devido ao uso inovador de materiais de construção, sistemas e equipamentos sustentáveis. No entanto, os edifícios sustentáveis diminuem as despesas anuais em termos de energia, água, manutenção e reparação, além de outros custos operacionais, de modo que o custo do ciclo de vida é inferior ao custo dos edifícios convencionais. Além das economias mencionadas, as construções sustentáveis também fornecem benefícios econômicos indiretos, como aumento do conforto, bem-estar e produtividade dos usuários, redução do absenteísmo e aumento do valor da propriedade, tanto para os atores do setor da construção quanto para os usuários.
CERTIFICAÇÕES
Se até pouco tempo atrás a preocupação ambiental era um detalhe, atualmente esta questão tornou-se imperiosa. Para fomentar esse movimento e classificar as edificações com medidas sustentáveis adequadas, surgiram os diversos selos de sustentabilidade na construção civil no Brasil e no mundo: LEED, WELL, ISO 9001:2015, PROGRAMA 5S, PBQP DO HABITAT, CEEDA, UPTIME INSTITUTE, SUSTAINABLE SITES, EDGE, ZERO WASTE, GRESB.
Ao longo das próximas semanas publicaremos textos referentes às diversas categorias de certificação: Certificações de sustentabilidade para novas edificações, Certificações de sustentabilidade para edifícios existentes, Certificações de saúde e bem-estar, Certificações NET ZERO, Certificações específicas para data centers e ambientes de telecomunicações. Fique atento para não perder as atualizações!


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais