Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

9 de setembro de 2020

AJUDANDO NO HOME OFFICE: CONHEÇA APLICATIVOS DE ARQUIVOS EM NUVEM E SAIBA COMO USÁ-LOS

Em tempos de home office, nada mais importante do que compartilhar remotamente documentos de trabalho com os outros membros da equipe. Serviços online de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos podem desempenhar um importante papel nesta tarefa. Conheça os principais aplicativos com essa função.
PORQUE ARMAZENAR DADOS NA NUVEM
A tecnologia cresce exponencialmente, o poder de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses e a estrutura das organizações acompanha essa mudança vertiginosa. Seguindo essa tendência, os sistemas de computador trocaram o armazenamento local pelo armazenamento e processamento remotos baseados em servidor — também conhecido como nuvem. As vantagens são inúmeras: ao manter documentos e mídia na nuvem, o usuário pode acessá-los de qualquer lugar e melhorar a colaboração. Esses serviços possibilitam acesso contínuo a todo tipo de dados — documentos de texto, PDFs, planilhas, fotos ou quaisquer outros ativos digitais. Com a sincronização na nuvem, você pode acessá-los de onde estiver: do seu laptop em casa, do smartphone ou do tablet na rua. São muitas as opções e a escolha vai depender das necessidades do usuário.
Os recursos dos serviços de armazenamento baseados em nuvem são amplos, com algumas particularidades, tendo como padrão a sincronização de pastas entre os diversos dispositivos, acessíveis de qualquer lugar. Alguns serviços de armazenamento em nuvem, como Apple iCloud, Google Drive e Microsoft OneDrive oferecem também coedição de documentos em tempo real.
COMO ESCOLHER O MELHOR PARA VOCÊ
As opções são as mais diversas: Dropbox, SugarSync, iCloud, Google Drive, OneDrive, Mega, Bitcasa, MediaFire, Box, CertainSafe, SpiderOak, Nextcloud. A primeira opção dos usuários é escolher os aplicativos com base na quantidade de espaço de armazenamento gratuito, mas isso não é tudo. O melhor serviço de armazenamento em nuvem será aquele que funcionar bem para o usuário ou para a sua empresa. Veja o que cada um deles oferece e faça sua escolha tendo em vista suas necessidades. Alguns funcionam melhor com sistemas operacionais específicos: o Apple iCloud Drive é mais prático para usuários de Mac e iPhone; para usuários do Windows, a escolha recai sobre o Microsoft OneDrive. Para armazenamento e compartilhamento seguros de arquivos, opte pelo CertainSafe; quem deseja segurança máxima para seus arquivos em nuvem pode preferir o SpiderOak ONE. O Nextcloud é um programa de código aberto que permite que o usuário configure seu próprio serviço de armazenamento em nuvem usando seus servidores e discos rígidos existentes.
HORA DE COMEÇAR
Para quem entrou recentemente com os dois pés no home office, os aplicativos de arquivo em nuvem podem parecer uma novidade, mas muitas pessoas já os estão usando sem perceber: Windows 10, Android e iOS usam arquivos que são armazenados de forma automática e segura em um servidor que pertence à Microsoft, ao Google ou à Apple. Então, analise os serviços oferecidos por cada um deles, encontre um que se adapte às suas necessidades e comece a salvar e fazer backup de seus arquivos na nuvem. Assim como às gigantes da tecnologia, isso também tornará sua vida muito mais fácil.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais