Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

4 de novembro de 2020

CERTIFICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA EDIFÍCIOS EXISTENTES

Uma certificação de construção ecológica é uma ótima maneira de mostrar o foco de sua empresa na sustentabilidade para possíveis inquilinos e investidores. Faça sua escolha entre programas de certificação de sustentabilidade para edifícios existentes, mantenha seu negócio competitivo e aumente significativamente os valores da propriedade.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade tornou-se uma grande preocupação para a indústria da construção. A pandemia do novo coronavírus reorganizou as prioridades globais e agora precisamos, mais do que nunca, reconstruir um mundo melhor e mais sustentável.
Edifícios existentes geralmente oferecem um potencial muito alto de otimização em uma ampla variedade de áreas. A certificação de um edifício existente torna possível demonstrar de forma transparente o seu desempenho com base em medidas de gestão categorizadas e implementadas ao longo dos anos. Por isso, as empresas estão se voltando para plataformas inteligentes que não apenas auxiliam nos processos de certificação verde, como também ajudam os operadores de edifícios e gerentes de Facilities a tomar melhores decisões baseadas em dados. Essas plataformas usam informações disponíveis para reunir e processar dados de construção de maneira rápida e fácil, para que as equipes de FM possam melhorar a experiência dos ocupantes, reduzir custos e melhorar o desempenho de energia. A seguir, duas das principais certificações de sustentabilidade para edifícios existentes.
O LEED (LEADERSHIP IN ENERGY AND ENVIRONMENTAL DESIGN) é um programa de certificação de construção verde reconhecido internacionalmente. Um dos seus nove sistemas de classificação para o projeto, construção e operação de edifícios, casas e bairros trata-se do LEED EBOM (EXISTING BUILDINGS OPERATIONS AND MAINTENANCE), projetado para fornecer aos proprietários e operadores de edifícios existentes um kit de ferramentas para implementar operações sustentáveis e práticas de manutenção, bem como reduzir o impacto ambiental de um edifício ao longo de seu ciclo de vida funcional. A avaliação é realizada em cinco áreas de crédito: sites sustentáveis, eficiência da água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental interior. A pontuação determinará o nível de certificação que o edifício receberá: Certificado, Silver, Gold ou Platinum.
O Sustainable Sites Initiative (SITES) é um sistema de classificação elaborado para alterar as práticas de desenvolvimento atuais, para melhorar os ecossistemas circundantes e fazer projetos e paisagens de uma forma mais sustentável. À medida que o movimento verde continuou seu rápido crescimento, o SITES juntou-se ao LEED para garantir que os terrenos, assim como os edifícios, sejam projetados, desenvolvidos e mantidos de maneira sustentável, assegurando um impacto ambientalmente positivo para o planeta e sua população. A certificação SITES é completa e inclui locais com ou sem edifícios, como espaços abertos, parques nacionais e estaduais, instalações corporativas, campi educacionais, bases militares, bairros, residências e muito mais.
Os sistemas LEED e SITES são complementares, sejam utilizados de forma independente ou em conjunto, e ambas as certificações indicam o compromisso de um projeto com a sustentabilidade. Com estas certificações, a transformação e o crescimento da indústria de construção verde continuam a incentivar a responsabilidade ambiental e social, oferecendo benefícios globais.
Em continuação ao volume sobre sustentabilidade, na próxima semana abordaremos o tema “Certificações de saúde e bem-estar”. Fique atento para não perder as publicações!


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais