Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

25 de novembro de 2020

CERTIFICAÇÕES ESPECÍFICAS PARA DATA CENTERS E AMBIENTES DE TELECOMUNICAÇÕES

O progresso tecnológico está gerando mais dados do que nunca, permitindo novos aplicativos e negócios que conectam pessoas, dispositivos e máquinas. A Intent-Based Networking, uma arquitetura de rede intuitiva, pode antecipar ações dos usuários, bloquear ameaças à segurança da rede e evoluir continuamente para oferecer o melhor desempenho possível para as necessidades da organização. Por que não aproveitar essa automação para dimensionar e proteger sua infraestrutura? A certificação do data center e de ambientes de telecomunicação pode abrir oportunidades e ajudar a maximizar esse potencial.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL E AGILIDADE NOS NEGÓCIOS
Uma empresa normalmente depende intensamente dos aplicativos, serviços e dados contidos em um data center, tornando-o um ponto de convergência e um ativo crítico para as operações diárias. Assim, é vital para qualquer organização fazer parceria com um provedor de data center que possa garantir o recebimento de um serviço rápido, eficiente e estável. Existem várias maneiras de fazer isso, sendo uma das principais a parceria com um provedor de data center com as certificações que melhor atendam às necessidades da empresa. Elas garantirão que a infraestrutura atenderá normas, inclusive de padrão internacional, que envolvam questões de segurança, disponibilidade de serviços e redundância de recursos de processamento.
Concedidas pelo Uptime Institute, as certificações TIER medem o nível da infraestrutura da operação do data center, com o objetivo de comparar a funcionalidade, a capacidade e a esperada disponibilidade de um projeto de infraestrutura de data center em relação a outros. Elas variam do nível 1 ao 4 e são progressivas, ou seja, quando um data center é certificado em nível 3, por exemplo, significa que ele atende às especificações dos dois estágios anteriores e apresenta características extras.
A certificação LEED Gold, do US Green Building Council, mede o nível de sustentabilidade do empreendimento do data center. Para obtê-la, o projeto é analisado considerando os seguintes critérios: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos, créditos regionais. A certificação LEED Gold pode gerar uma economia de 75% de água potável para o data center, com a instalação de vasos sanitários, torneiras e chuveiros economizadores e ainda pela captação da água da chuva. O uso de sistemas de ar condicionado de alta performance e iluminação eficiente podem proporcionar uma economia anual de 20% no consumo de energia.
Em 2016 o CEEDA (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award), selo especializado em eficiência energética do data center, chegou ao Brasil. A certificação abrange um plano de ação operacional, que tem como finalidade melhorar ainda mais a avaliação de desempenho, o que permite às organizações comparar a performance de suas instalações e demonstrar publicamente liderança em eficiência energética do data center.
As certificações específicas para data centers e ambientes de telecomunicações aumentam sua eficiência operacional, ambiental e de disponibilidade, bem como reduzem custos. Além de serem ferramentas eficazes para que profissionais do setor e organizações obtenham as habilidades necessárias para um gerenciamento moderno desses espaços, elas podem igualmente ser motivo de orgulho para uma empresa, abrindo as portas para novas e melhores oportunidades de trabalho.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais