Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

18 de novembro de 2020

CERTIFICAÇÕES NET ZERO

Muitas pessoas vivem ou trabalham atualmente nos chamados edifícios Net Zero, consumindo menos água e energia, e esta realidade está mudando a maneira como percebemos as edificações. Elas não são mais espaços inanimados, porém ambientes propícios para a criação de um futuro mais saudável e sustentável.
ZERO ÁGUA E ENERGIA
Quem não sonha em dar adeus à conta de luz ou de água? O que parecia um sonho distante já se transformou em realidade para muitos edifícios no país. Os chamados edifícios Net Zero são inteligentes e eficientes, autossustentáveis energética e/ou hidricamente, o que significa produzir toda a energia elétrica que consumir e/ou não utilizar fontes convencionais de água, ou seja, não depender da concessionária para fornecer água potável ao edifício e captar, tratar e transformar os efluentes in loco. Este é um processo viável não apenas para edifícios, pois tem se tornado mais acessível e economicamente atrativo também para residências.
No Brasil, a maioria dos edifícios Net Zero Energia utilizam a energia solar, porém, além desta, pode-se criar também um sistema de geração eólica, com microturbinas eólicas ou uma usina que utiliza biomassa. Para ser Net Zero Água, o edifício deve contar com uma fonte hídrica alternativa, que pode ser captação de água da chuva ou extração de água de um poço autorizado. O esgoto também deverá ser tratado, por meio de uma estação interna de tratamento ou de tanques de tratamento natural do esgoto, os chamados wetlands. A água produzida poderá ser utilizada em irrigação ou limpeza de áreas comuns.
Em nosso país, o GBC Brasil disponibiliza a certificação Zero Energy, de autossuficiência energética em prédios. Trata-se de uma ferramenta para o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, visando o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nestas edificações. NZEB (NET ZERO ENERGY BUILDING) é o edifício que comprova que o consumo de energia local da operação anual é zerado por uma combinação de alta eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis.
São objetivos da certificação Zero Energy: garantir o cumprimento das metas da COP Paris; acelerar a transformação do mercado nacional de eficiência energética e a geração de fontes de energias renováveis; gerar novos empregos; desenvolver novas tecnologias; reconhecer a iniciativa dos empreendedores; promover ambientes mais saudáveis, capazes de propiciar a melhora do bem-estar dos ocupantes.
Com o apoio do World Green Building Council e diversas outras instituições, o GBC Brasil pretende fazer com que todas as novas edificações e grandes reformas no país se tornem Net Zero, atingindo 100% desses segmentos até 2050.
Em continuação ao volume sobre sustentabilidade, na próxima semana abordaremos o tema “Certificações específicas para data centers e ambientes de telecomunicações”. Fique atento para não perder as publicações!


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais