Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

6 de abril de 2018

Conheça o Big Data

Em diversas áreas a análise é parte fundamental para se chegar a um resultado final ou para se ter uma conclusão. E isso não é diferente no mundo da construção, e analisar dados faz parte do processo. E dentro dessa premissa, temos o analytics, que está cada vez mais presente no dia a dia de diversos segmentos. E um dos principais motivos para isso é o crescimento constante do Big Data.

A cada dia mais empresas entendem como o Big Data é importante e passam a adotar estratégias que envolvam mais análises de dados e insights a partir dessa análise.

Você está curioso para saber o que é Big Data?

Então acompanhe a explicação!

Sendo objetiva e sucinta: Big Data é o conjunto de informações presentes nos bancos de dados das empresas, que pode ser acessado e possui interligações entre si. Fica disponível na rede mundial de computadores e pode ser acessado remotamente, além de também ser todo e qualquer dado que pode ser coletado.

Resumindo: o Big Data tem a premissa de reunir e armazenar informações.

O conceito já existia, mas tornou-se famosa em 2001, quando o americano Doug Laney escreveu um artigo com a definição para o Big Data com os três “V”: Volume, Velocidade, Variedade, e com o tempo foi acrescido de mais 2 “V”: Variabilidade e Vínculo.

Volume = quantidade de dados, que influencia em dois pontos principais: armazenamento e análise.

Velocidade = rapidez com que são gerados os dados. Cada vez mais fontes fornecem dados, o que torna necessário o gerenciamento dessas informações em tempo real, de forma rápida e segura.

Variedade = quantidade de fontes e tipagens destes dados. Podem ser planilhas, dados estruturados, ou somente documentos de texto, vídeos e imagens.

Variabilidade = grande volume de informações que cresce constantemente.

Vínculo = conectar e correlacionar os elementos, criar hierarquias e ligações múltiplas para os dados.

Resultado de imagem para big data

 

Por que aplicar o Big Data na sua empresa?

O alto volume de informações gerados diariamente e acumulado durante anos pode ser visto como uma fonte de insights e não só um aglomerado de dados. Para isso, faz-se necessário pensar em um modelo de análise que ajude as empresas a encontrar ideias valiosas no meio de tantas informações.

E aí que entra o Big Data! Ele ajuda a encontrar oportunidades, correlações e cruzamentos de dados complexos.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais