Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

6 de março de 2018

Conheça um método que pode ajudar sua empresa – o 5 S

Você provavelmente já ouviu falar no 5S, mas se ainda não aplicou na sua empresa, essa é uma ótima oportunidade de reorganizar o ambiente em um trabalho em grupo com a sua equipe. De origem japonesa, o programa 5S – também conhecido como Housekeeping – traz, ao mesmo tempo, simplicidade e eficiência a um ambiente de trabalho e a todos os funcionários envolvidos. Apesar de ter sido desenvolvida depois da segunda guerra mundial, esta ferramenta revela-se atualmente como uma poderosa alternativa para promover a conquista de melhores desempenhos e de resultados corporativos muito mais eficazes, através de processos mais enxutos, simplificados e organizados.

 

Vamos lá, para saber do que estamos falando, e conhecer o que são os 5S. Abaixo traduzimos para que possa entender melhor.

 

Seiri = utilização

 

Esse primeiro S exige que façamos a pergunta: Isso é necessário? Caso a resposta seja negativa, é hora de se desfazer daquilo. Caso o documento seja físico, talvez esse seja o momento de digitalizá-lo, mas vale lembrar da importância de ter o backup dos computadores.

Imagem relacionada

Seiton = organizar

 

Com esta fase pretende-se organizar o material ou arquivos da empresa de forma que os mesmos sejam encontrados de forma rápida. Para que isso ocorra, os arquivos podem ser organizados em ferramentas como Drive e Dropbox, que podem ser compartilhados com outros funcionários, e podem ser separados por datas e com uma lógica na nomenclatura. Com relação ao material, o ideal é utilizar gavetas e etiquetas para que tudo fique em um único lugar de uma forma ordenada.

 

Imagem relacionada

Seiso = limpar

 

Para proporcionar um ambiente saudável, reduzir a possibilidade de acidentes, melhorar o relacionamento interpessoal e a conservação das máquinas, equipamentos e produtos através da eliminação de resíduos e sujeiras no local de trabalho.

Resultado de imagem para limpeza no trabalho

Seiketsu = normalizar

 

É chegada a hora de estabelecer rotinas e normas para manter o novo padrão. Seu propósito principal é padronizar o funcionamento operacional das atividades e responsabilidades de um processo ou setor.

Resultado de imagem para normalizar

Shitsuke= integridade

 

A ideia do senso de disciplina é fazer do novo padrão um hábito, um estilo de vida. Para isso, é importante investir em capacitação contínua e estimular os novos valores para que eles passem a fazer parte da cultura da empresa.

 

 

 

Você deve estar questionando quais são os benefícios dessa metodologia? Com a aplicação do 5S você permite que os processos fiquem mais organizados e proporciona a sua equipe um ambiente mais harmonioso para se trabalhar, além de ter melhor aproveitamento do tempo, com a segurança no local de trabalho aumentando, assim como as chances de produtos e processos se adequarem aos padrões de qualidade.

 


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais