Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

11 de abril de 2018

Construções em Containers

É corriqueiro surgirem boas ideias no mundo da arquitetura e construção. Neste universo permeado pela criatividade, propostas inovadoras não faltam. Dessa forma, construções que aliam conforto e praticidade se uniram também a um fator importante, principalmente, para o futuro: a sustentabilidade. Transformar um material em uma obra de arte ou até mesmo dar um novo propósito para ele, é genial. Esse é o caso do container. O material que serve para transportar carga em navios, pode ser hoje aplicado em diversos tipos de construção como lojas, escolas, hotéis e casas. Além de dar novo uso às caixas metálicas que já cumpriram sua missão no ramo do transporte e ficam em portos, o custo é duas vezes mais barato que uma construção feita em alvenaria. O modelo também pode ser adaptado e implantado em vários locais.

 

Selecionamos aqui algumas dessas ideias irreverentes de transformar os containers s em projetos especiais.

 

Lojas:

A loja de container foi a estratégia utilizada para a Diesel para um espaço alternativo e que chamou muito a atenção dos consumidores, imprensa e varejistas. A ação foi um sucesso na Espanha. O design dos containers permitiu criar vitrines interessantes para a loja.

 

 

A Lacoste também apostou em um projeto ousado de lojas de containers espalhadas por pontos estratégicos dos EUA, assim ela conseguiu atingir seu público em diversos pontos nas temporadas da primavera e verão.

 

 

Escola:

Em Santos estudantes universitários criaram o projeto Escola Modular, uma escola feita de containers. O projeto, possui quatro salas de aula, cozinha, banheiros, sala dos professores, diretoria, biblioteca, refeitório, e leva apenas seis meses para ficar pronto. Cada módulo sai em média R$ 50 mil, o que resultaria num custo total de R$ 400 mil, com as mobílias inclusas. Cada sala de aula acomodaria 27 alunos, somando 108 estudantes por turno.

 

 

Escritórios:

Esse tipo de projeto é indicado atendimento móvel, plantões de venda, home office e escritórios com poucos funcionários.

 

 

Espaço de convivência:

Elaborado pela Todescan Siciliano, a ideia foi realizar uma construção em um bairro com poucas opções de lazer para atrair as pessoas para o espaço de 4.000m². Um projeto dinâmico e multiuso, a Vila Butantan, é um lifestyle center a céu aberto, que reúne um mix de trucks, lojas, serviços e restaurantes em São Paulo.

 

Lembrando que para se fazer um projeto dentro do container é preciso fazer um revestimento térmico e acústico. Já as instalações para a rede de esgoto e eletricidade passam pelo mesmo processo que é feito em uma casa de alvenaria, por exemplo. Outro detalhe importante, é o Laudo de Habitabilidade, documento que comprova que o container não contém resíduos químicos, biológicos ou radiativos.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais