Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

15 de julho de 2020

COVID-19 EVIDENCIA URGÊNCIA DE INVESTIMENTO EM SUSTENTABILIDADE

A pandemia da covid-19 trouxe uma série de desafios para as diversas economias mundiais, o que motivou ações sociais de vários segmentos, mas também evidenciou a necessidade urgente de as empresas investirem cada vez mais em sustentabilidade. O momento pede atenção ao aspecto social, mas as outras frentes do tripé da sustentabilidade, conhecido como ASG (critérios ambientais, sociais e de governança corporativa), precisam seguir em equilíbrio.
SOBREVIVÊNCIA EM MOMENTOS DE CRISE
Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, observou-se que muitas empresas não haviam criado as bases necessárias para priorizar o assunto sustentabilidade. Agora, vê-se que as que se preveniram e aceleraram seus planos voltados para o ASG são as que sobreviverão ou ganharão relevância no médio e longo prazo. Empreendimentos que tiveram esse tipo de cuidado na pandemia, e que podem se enquadrar e serem certificados como Empresa B, têm muito a apresentar para a sociedade, principalmente nos tempos atuais, bem como a ganhar com suas ações. Mas, o que vem a ser uma Empresa B?
Em 2007, o americano Jay Coen Gilbert criou o B-Lab, organização que certifica empresas geradoras de impacto social positivo no território em que estão inseridas, administrando um sistema de classificação cujos temas são bastante abrangentes. Eles vão desde o quão “verde” são os prédios corporativos, a forma como os funcionários são tratados, o número de mulheres em cargos gerenciais, até a transparência apresentada no relatório corporativo. Aspectos negativos também são levados em consideração, como reclamações ou denúncias contra a empresa, além de multas e sanções que a instituição ou alguma filial tenha recebido. Ao surgir na América Latina, ganhou o nome de Sistema B. Atualmente, são 1.750 empresas certificadas no mundo; no Brasil, 55.
A maior parte das empresas que realmente adotam práticas sustentáveis almeja ser uma Empresa B, como são chamadas aquelas que conquistam o selo. Toda empresa classificada como B detém uma certificação reconhecida internacionalmente, a qual atesta que ela atende a determinados padrões de transparência, responsabilidade, sustentabilidade e desempenho, com o objetivo de criar valor para a sociedade. A cada dois anos, para que permaneça com o selo, a empresa deve justificar que permanece atingindo as metas e que almeja resultados melhores.
SEJA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO
Tempos de pandemia, tempos de crise, mas também de mudanças e oportunidades. Toda empresa certificada pelo Sistema B possui como objetivo solucionar problemas socioambientais, e empresas que incluem no seu modelo de negócio esses impactos ficam mais protegidas durante crises. Sua empresa pode tornar o mundo um lugar melhor, seja em critérios ambientais, sociais ou de governança corporativa? Está na hora de fazer a diferença. Invista em sustentabilidade e faça parte da transformação que o momento exige.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais