Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

22 de abril de 2020

DICAS PARA UM HOME OFFICE PRODUTIVO

Como uma das medidas para evitar a Covid-19, muitas empresas estão lançando mão do trabalho remoto. Apesar de algumas pessoas já viverem essa experiência há mais tempo, para muitas trabalhar em casa pode ser algo novo. Para ambos os casos, porém, é hora de preparar a casa para manter a produtividade.

REUNIÕES COM A EQUIPE

Para alguns, o home office pode parecer uma liberdade recém-adquirida, mas junto com ela também vem a responsabilidade. É necessário, portanto, estabelecer metas para que ele seja produtivo. Em primeiro lugar, seja disciplinado, estabelecendo uma rotina diária. Faça uma lista de tarefas com as atividades que você deve realizar durante o dia. Defina seu horário de trabalho e o cumpra.

Mantenha reuniões periódicas com sua equipe. Para isso, há uma série de aplicativos que possibilitam reuniões por videoconferência: Skype, Hangouts, Zoom, Microsoft Teams. Certifique-se de ter uma boa conexão com a Internet para evitar cortes e interrupções.

UM CANTO PARA TRABALHAR

Antes de mais nada, nosso home office deve ser feito em um ambiente no qual gostamos de estar, um local tranquilo, que nos deixe em um clima produtivo e que nos favoreça a concentração. O sofá e a cama causarão efeito contrário, favorecendo o relaxamento e o sono.

Se possível, coloque plantas no ambiente, e, caso necessário, melhore a iluminação. A certificação WELL Building Standard, por exemplo, aborda os conceitos de ar, conforto, luz e mente na busca por qualidade de vida, saúde e produtividade no ambiente de trabalho. Por que não procurar seguir a mesma concepção em nosso home office? Um bom escritório em casa permite a entrada de muita luz natural, sem ofuscar a tela do computador. Se houver possibilidade, estabeleça seu escritório em uma sala com janela. Tente, também, criar um local de trabalho separado, estabelecendo um acordo de convivência com os familiares que moram com você. É preciso privacidade, portanto, certifique-se de que as pessoas em casa entendam que você está trabalhando e que não está disponível para cuidar das tarefas domésticas. Ventile seu espaço periodicamente ao longo do dia. O ar fresco ajuda bastante na criação de um ambiente saudável. Não esqueça de escolher mesa e cadeira de trabalho confortáveis.

Muitos podem pensar que, por estarem em casa, é mais prático ficar de pijama. Certamente não é necessário terno nem traje a rigor para o home office, porém, pesquisas indicam que as pessoas se sentem mais dispostas e prontas para o trabalho se estiverem adequadamente vestidas e trabalhando em um local em que tenham a estimulação visual de um “espaço de trabalho”.

NOVA MANEIRA DE TRABALHAR

Adapte temporariamente uma sala para trabalhar ou modifique-a permanentemente para transformá-la em um escritório pessoal para continuar usando no futuro, o home office é uma forte tendência corporativa. Lembre-se, porém, de que o objetivo dessas medidas é mitigar a propagação da Covid-19 e reduzir o risco de contrair outras doenças sazonais. Portanto, se puder, fique em casa, protegendo sua saúde e de toda a sua família, mas sem deixar de ser produtivo.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais