Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

19 de agosto de 2020

ECOSSISTEMA DE CRESCIMENTO: MODELO DE GESTÃO DEMOCRATIZADA E HORIZONTAL PAUTADA PELA ÁREA DE FACILITIES MANAGEMENT

Um ecossistema é definido como sendo o conjunto formado por comunidades de seres vivos que habitam e interagem em determinada região e pelos fatores que exercem influência sobre essas comunidades. Isso pode ser traduzido em um conceito formado por diferentes agentes que se correlacionam e criam novas formas de ser, agir e pensar juntos, um modelo de gestão democratizada e horizontal, conduzido pela área de Facilities Management.

CRESCER É O QUE IMPORTA

O que interessa em um modelo de ecossistema de crescimento não é a idade da empresa de FM, mas se ela tem as bases necessárias ou o potencial para crescer. Isso permite que seus resultados econômicos sejam atingidos, proporcionando um ciclo virtuoso e de prosperidade da forma mais fácil e consistente possível. Durante a jornada de elaboração do ecossistema de crescimento, existe uma atenção grande no diálogo e na participação de todos aqueles que são peças-chave.

Ênfase especial deve ser dada ao processo de comunicação, com a formação de uma equipe com essa finalidade no ecossistema, cuja função deve ser, além de comunicar a jornada de transformação, os eventos e os resultados, igualmente compartilhar as iniciativas e seus resultados positivos. Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio.

O mercado de Facilities Management está sabendo transformar ideias em negócios? Quantas empresas sobreviverão à era pós-covid? Alvin Toffler, escritor e futurista americano (1928-2016), afirmava: “o analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguir ler e escrever, mas aquele que não tiver a capacidade de aprender, desaprender e reaprender.” Essa é a reinvenção exigida pelo momento ao setor de FM. Obviamente, uma empresa só funciona se tiver lucro, e lucrar investindo em ideias novas é algo realmente diferenciado e promissor.

INOVAÇÃO EM MENTE

Boas ideias precisam de ambiente preparado e muito trabalho para dar bons frutos. A oportunidade de criar um ecossistema de crescimento é imprescindível para o setor de Facilities Management, com incentivos à inovação, em busca de produtividade e de novas tecnologias, para que as empresas continuem prosperando, gerando receita, empregos e competitividade, o que determinará sua sobrevivência, ou não, na era pós-covid.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais