Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

24 de julho de 2019

ENERGIA A PARTIR DO LIXO

Você sabia que aproximadamente 99% dos bens que os consumidores compram são descartados em seis meses? Isso contribui para que 2,12 bilhões de toneladas de resíduos sejam gerados a cada ano no planeta, de acordo com dados compilados pela The World Counts. É uma situação preocupante. Para se ter uma ideia, se todos os resíduos do mundo fossem colocados em caminhões de transporte convencionais e alinhados, eles circulariam a Terra 24 vezes.

Caminhando lado a lado com o crescimento da população, a gestão eficiente de resíduos é um grande desafio mundial. Alguns países já usam a incineração de lixo como forma de gerar energia, porém, sem tecnologia apropriada, isso causa impactos associados à saúde e ao meio ambiente; outros, como a maioria dos países do Sudeste Asiático, dependem de aterros, o método mais barato de descarte, mas há diversos problemas resultantes dessa prática. Um estudo recente alerta que os resíduos sólidos urbanos na China, Tailândia, Vietnã, Índia e Paquistão podem mais do que duplicar, atingindo a impressionante cifra de 600 milhões de toneladas até 2025, mas a boa notícia vem justamente da China, que está implementando a maior usina de geração de energia a partir de lixo do mundo.

PARA VISITAÇÃO PÚBLICA

A usina, que está sendo construída na cidade de Shenzhen, tem um projeto simples, clean e icônico; circular, a estrutura rompe com o tradicional layout retangular das instalações industriais. Ela será inaugurada em 2020 e terá a capacidade de incinerar 5 mil toneladas de lixo por dia, usando os processos tecnológicos mais avançados e gerando 550 milhões de kWh por ano. Com uma população de 20 milhões de habitantes, Shenzhen produz 15.000 toneladas de lixo por dia.

O complexo contará com uma série de instalações para visitantes, que serão convidados a entrar na fábrica atravessando um parque florido, por meio de uma passarela circular que se eleva até um saguão de entrada e um centro de visitantes, oferecendo uma visão dos bastidores do funcionamento interno da fábrica, antes de chegar a uma plataforma de observação na cobertura. O telhado, de 66.000 m2, foi projetado para ser revestido por painéis fotovoltaicos, permitindo que o edifício gere seu próprio suprimento sustentável de energia. O objetivo dessa visita guiada será educar os visitantes para o crescente desafio da gestão de resíduos, levando-os em um passeio pela planta que termina com uma vista panorâmica de 1,5 km das montanhas circundantes.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

No Brasil, a Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definindo normas para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A China, porém, volta a ser destaque mundial, aprimorando a tecnologia de geração de energia a partir de resíduos sólidos. É um exemplo para o nosso país, onde há uma necessidade urgente para o desenvolvimento de alternativas a aterros sanitários, ainda tão comuns em nossas cidades. (Crédito da imagem: Beauty & the Bit and Ginsun)


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais