Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

13 de maio de 2020

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NO GERENCIAMENTO DE FACILITIES

A pandemia do novo coronavírus já mudou drasticamente os negócios globais: o home office se estabeleceu, o preço do petróleo desabou, empresas se reinventaram para suplantar a crise. Como os gerentes de Facilities devem enfrentar a pandemia? A seguir, aspectos que devem ser considerados.

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

Mudanças já ocorrem no comportamento de clientes e fornecedores, bem como na demanda por produtos e serviços. Responsáveis pela manutenção de prédios, organizações e, principalmente, pessoas, é tarefa dos gerentes de Facilities implementar estratégias corretas de prevenção e contenção da pandemia. Tendo em vista a segurança de funcionários, clientes, contratados no local e visitantes, as seguintes etapas devem ser avaliadas:

Redução de concentração de pessoas – uma vez que o vírus se espalha por meio de contato pessoal e proximidade, estabelecer home office para aqueles funcionários que puderem trabalhar em casa.

Redução da proximidade física da equipe – dividir os colaboradores presenciais em equipes, cada uma trabalhando em turnos ou dias diferentes, para evitar aglomeração de pessoas e limitar a propagação da infecção caso um funcionário adoeça. Uso de máscara e equipamento de proteção obrigatório para todos. Aqueles que tiverem sintomas grupais devem permanecer em casa.

Limpeza e desinfecção – intensificar as medidas de limpeza. Providenciar sabão, álcool 70% líquido e em gel para que os funcionários lavem as mãos com frequência e desinfetem rotineiramente sua área de trabalho. Limpar e desinfetar superfícies e objetos frequentemente tocados, como maçanetas, corrimãos, elevadores, bancadas, torneiras, cadeiras, teclados etc. Fornecer recipientes de descarte para uso dos funcionários, colocar dispensadores de desinfetante em vários locais, incluindo todas as entradas do prédio e nas salas de reunião. Se os recintos puderem permanecer abertos, a limpeza e o saneamento frequentes serão as atividades mais importantes para ajudar funcionários e clientes a permanecerem seguros e saudáveis.

São muitas as opções a serem levadas em conta no combate à pandemia do novo coronavírus pelos gerentes de Facilities. A International Facility Management Association (IFMA) criou um site para ajudar a orientar os profissionais de FM durante a crise da covid-19, com seminários online, downloads, guias e outros recursos (em inglês): https://www.ifma.org/know-base/coronavirus-preparedness-resource-center. A Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC) também disponibilizou amplo conteúdo referente ao combate à covid-19 em seu site: https://www.abrafac.org.br/noticias/covid-19-coronavirus-abrafac-disponibiliza-conteudos-exclusivos-para-contribuir-com-o-setor-de-facilities/.

Durante a pandemia, a profissão de FM tem um papel essencial a desempenhar e o setor tem feito um esforço coletivo para enfrentar o desafio, porém, é dever de cada cidadão também contribuir para que a curva de contágio seja achatada, os hospitais deem conta do atendimento aos doentes sem sobrecarga e tudo isso logo faça parte de um passado remoto.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais