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26 de outubro de 2020

ENTREVISTA COM ABEL MOREIRA DA COSTA, DIRETOR EXECUTIVO DA INFRASPEAK BRASIL

No dia 2 de setembro passado, a Orion realizou um webinar com a empresa portuguesa Infraspeak, desenvolvedora de soluções digitais para o mercado de infraestrutura, tendo como tema CMMS e Oportunidades. Na ocasião, foram abordados os principais desafios e oportunidades referentes à manutenção e operação de infraestruturas prediais em edificações cada vez mais eficientes, sustentáveis, disponíveis e moldadas às necessidades específicas dos usuários.

Confira, a seguir, a entrevista com Abel Moreira da Costa, Diretor Executivo da Infraspeak Brasil:

1. Como nasceu a ideia de criar a empresa Infraspeak?

Houve um tempo em que o que deveria ser uma tarefa simples de rotina era, infelizmente, bastante difícil de ser realizado na área de gestão de Facilities. O simples ato de relatar uma falha era feito burocraticamente, com muitas soluções de software complexas, ou até mesmo usando as antigas planilhas do Excel. Apesar de ser uma situação muito comum em um passado não muito distante, ainda é uma realidade em muitas empresas e setores do mercado.

Foi diante deste contexto que o Luís Martins, cofundador e CTO da empresa, começou a desenvolver um projeto de conclusão de curso na universidade. A ideia era desenvolver um software para resolver esta dor dos gestores e técnicos de manutenção e Facilities. Na universidade, ele conheceu o Felipe Ávila, cofundador e CEO da Infraspeak, e o resto é história.

A Infraspeak foi fundada com duas premissas básicas muito fortes atualmente e que ganharam ainda mais força diante deste contexto de pandemia: a internet e dispositivos móveis com capacidade de processar dados e resolver problemas. Por isso, a arquitetura do software está focada em permitir que a Infraspeak simplesmente entregue smartphones aos técnicos para que eles próprios possam registrar e reportar qualquer tipo de ocorrência.

Em geral, as empresas enfrentam dois problemas principais com seu gerenciamento de manutenção: o uso de planilhas do Excel e toneladas de papel ou softwares profundamente complexos que precisam de uma equipe exclusivamente dedicada para manter a solução.

O outro cenário, infelizmente a situação mais comum, é o gestor de Facilities ter o software, mas não usá-lo. Ele está lá, pagaram por isso, possui mais de 500 funções, mas são usadas apenas três, porque, simplesmente, não entendem as outras.

A Infraspeak entrou no mercado com o objetivo de agilizar a área de manutenção com uma plataforma centrada na sua utilização intuitiva, principalmente por técnicos, que estão na linha de frente das operações.

2. Quais são os principais mercados atualmente atendidos pela Infraspeak?

Hoje, já somos uma empresa global. Temos escritórios em Portugal, na Espanha, no Reino Unido e no Brasil. Temos parceiros no oriente médio, no continente africano e clientes espalhados por todo o globo terrestre. Quando falamos de mercados em que atuamos, temos muita força no setor hoteleiro, em assistência técnica e Facilities de modo geral.

3. Qual é a economia média dos projetos que adotam a solução CMMS da Infraspeak?

De maneira simples e direta, temos clientes que conseguiram reduzir os custos operacionais em até 25%.

Entretanto, é preciso levar em consideração algumas variáveis que influenciam no alcance deste resultado. Depende do mercado do cliente, do tipo de operações que ele realiza, da gestão dos processos e rotinas de manutenção e outros aspectos que provocam ligeiras diferenças neste valor de 25%.

4. Qual é a percepção da Infraspeak sobre a utilização de ferramentas CMMS no Brasil?

A extensão territorial do Brasil e todas as suas questões sociais, políticas e econômicas nos fazem circular por todos os tipos de cenários e contextos. Conversamos com empresas e profissionais que já investem bastante em tecnologia e têm recursos da IoT, realidade aumentada e outras soluções de ponta. Também conversamos com aqueles que fazem a gestão de manutenção e operações em planilhas no Excel.

Notamos um crescimento na busca por um CMMS ou uma plataforma para gestão de manutenção e um aumento na oferta desse tipo de solução. O mercado está em evolução. A pandemia da Covid-19 antecipou e, literalmente, “empurrou” o processo de transformação digital nas empresas. Muitos profissionais já estão envolvidos em análises, em reuniões e na busca para resolverem esta questão e desenvolverem uma gestão de manutenção mais inteligente e sustentável, associada aos objetivos de negócio das organizações como um todo.

5. Quais as principais diferenças dos mercados brasileiro e europeu na utilização de CMMS?

Os fatores culturais são os que mais pesam nas diferenças entre o mercado brasileiro e o europeu. De modo geral, como dito na resposta anterior, temos todos os tipos de empresas e profissionais em nosso território. Temos clientes de porte global e de porte regional. Neste aspecto, o Brasil é uma amostra do que também existe ao redor do mundo.

Nas questões culturais, conseguimos identificar pontos que são mais valorizados em um país do que em outro. A segurança dos profissionais de manutenção e Facilities, por exemplo, é muito rígida e é protegida por muitas normas no Reino Unido. Na península Ibérica, há um foco maior em reduzir as corretivas e garantir melhor performance e uma estratégia de preventiva mais sólida.

Apesar de a pergunta ser voltada para as diferenças, não podemos deixar de lado o ponto com o qual todos os profissionais, empresas e mercados se preocupam cada vez mais: a experiência e o bem-estar dos seus clientes. Neste período, durante e, eventualmente, no pós-pandemia, esta questão vai se acentuar ainda mais.

6. Quais são as novidades mais recentes da Infraspeak para o mercado brasileiro?

A novidade é que não somos mais um CMMS. Mas não se preocupe: somos mais que isso. Como vocês perceberam acima, somos uma plataforma com diversos aplicativos voltados para áreas específicas da gestão de manutenção preventiva, corretiva, estoques e diversos outros apps fazem parte da composição da nossa plataforma. E nunca paramos de adicionar novas funcionalidades. Nosso objetivo é entregar uma solução completa e atualizada, de acordo com as necessidades dos nossos clientes, das exigências do mercado e do que há de mais novo e eficaz no setor.

Entregamos inteligência aos técnicos, gestores e usuários da Infraspeak. Os nossos sensores, as tags, a interface e os smartphones são ferramentas que processam os dados gerados e os transformam em informações que produzem conclusões e decisões mais inteligentes por parte dos nossos clientes.

Recentemente, lançamos a nossa loja IoT com uma cadeia de fornecedores focados em otimizar e qualificar a conectividade das tecnologias com a nossa plataforma. E, claro, nossa equipe de engenharia e produto está constantemente lançando atualizações e melhorias no software, tudo para assegurar a melhor experiência possível para os nossos clientes.

7. Como empresas e profissionais podem conhecer melhor a solução?

A Infraspeak pode ser encontrada de diversas formas. No nosso website, é possível ver todas as informações necessárias sobre o produto, nossos serviços e muito mais. Basta acessar www.infraspeak.com.br. Lá, você também terá acesso ao nosso blog, que contém todo tipo de conteúdo produzido pelos especialistas da casa, por profissionais do setor de manutenção e Facilities e muito mais. Estamos também no Spotify e em diversas plataformas de streaming de áudio, com o podcast “Melhoria Contínua”. E, claro, fico à disposição para quem quiser conversar diretamente comigo. Será um prazer atendê-los, bater um papo e mostrar todas as possibilidades que a Infraspeak oferece. Deixo o meu perfil do LinkedIn aqui para quem quiser fazer contato. https://www.linkedin.com/in/abel-costa-064589b5/.


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