Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

24 de junho de 2020

ESTRATÉGIAS PARA UM RETORNO SEGURO E BEM-SUCEDIDO AO TRABALHO

A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo. Alguns países com taxas decrescentes de contaminação já trabalham para reativar suas economias, enquanto no Brasil as infecções ainda aumentam. Porém, mais cedo ou mais tarde, o pico da contaminação será atingido, o número de infectados diminuirá e será necessário um planejamento para a volta ao trabalho. A seguir, algumas estratégias para que esse retorno seja seguro e bem-sucedido.

ESTRATIFICAÇÃO DO RISCO

Quando chegar o momento da reabertura dos locais de trabalho, servidores de atividades não essenciais se juntarão aos que continuaram com seus trabalhos essenciais, aumentando o risco de transmissão ocupacional da covid-19. Para um mesmo ambiente de trabalho podem existir diferentes níveis de risco, portanto, a estratificação do risco deve ser realizada individualmente para cada ambiente específico e para cada atividade ou grupo de trabalhadores. A estratificação do risco deve considerar o ambiente, a tarefa e os recursos disponíveis, levando-se em consideração a idade e condições médicas preexistentes.

PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO

O ambiente de trabalho deve ser seguro e saudável em todos os níveis, tendo o princípio da prevenção como prioridade. A proteção dos trabalhadores deve se concentrar nos protocolos de prevenção, por meio da divulgação oportuna de informações e conscientização sobre a transmissão da doença, com orientações do Ministério da Saúde e da OMS. Medidas básicas de controle de infecção, como higiene respiratória, etiqueta da tosse e uso de equipamento de proteção individual (EPI) são essenciais. Além das diretrizes gerais e comuns a todos, ambientes e trabalhadores específicos poderão ter protocolos de prevenção distintos, que deverão ser estritamente seguidos.

INFORMAR E TREINAR A FORÇA DE TRABALHO

É importante informar os trabalhadores sobre todas as medidas a serem tomadas, principalmente os riscos no local de trabalho, mantendo-os a par das alterações e fornecendo-lhes treinamento, caso necessário, antes de retomarem o trabalho. Isso é particularmente importante se forem colocados em prática novos métodos e procedimentos e alterados papéis e responsabilidades. Treinamento e apoio adicionais devem ser providenciados, com a verificação se os trabalhadores estão aptos a executar a tarefa em questão. Os trabalhadores devem ser treinados para desempenhar funções essenciais, de modo que o local de trabalho possa operar mesmo se os principais trabalhadores estejam ausentes.

SISTEMAS DE MONITORAMENTO

Os responsáveis pelas empresas sabem que devem estar vigilantes no retorno ao trabalho presencial. O risco de o novo coronavírus continuar se espalhando permanecerá, o que torna necessário o uso de sistemas de monitoramento, tanto dos ambientes quanto dos funcionários, detectando e rastreando casos suspeitos de contaminação. À medida que as empresas retornem à atividade presencial, o monitoramento dos ambientes permitirá que os gerentes acompanhem como o escritório está funcionando de três maneiras crucialmente importantes: o distanciamento social, a utilização do espaço e a remodelação do local de trabalho.

Uma das grandes lições desta pandemia foi a de que a tecnologia pode nos permitir trabalhar de novas maneiras, mas a tarefa dos líderes permanecerá a mesma: gerenciar a vida do escritório, a fim de tranquilizar a equipe e manter as pessoas seguras e saudáveis.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais