Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

8 de maio de 2019

EXPERIÊNCIA DO FUNCIONÁRIO

Certamente você já ouviu falar no termo “experiência do cliente” (CX – customer experience, em inglês). Trata-se da soma de todas as interações que o consumidor tem com um serviço ou produto, e isso inclui todo contato online, offline, virtual ou físico, direto ou indireto, o que está diretamente relacionado à percepção que as pessoas têm desse serviço ou produto.

Vivemos ultimamente a era da vivência, ou seja, a experiência e a relação que o cliente tem com uma marca são tão importantes quanto o serviço ou o produto que ela oferece.

De acordo com pesquisas, mais de 90% das empresas competem basicamente com base na CX, mas uma nova fronteira competitiva surge no horizonte: a “experiência do funcionário” (EX – employee experience, em inglês). Por meio dela, as empresas procuram aumentar a satisfação, a produtividade e a permanência de funcionários.

O QUE É A EXPERIÊNCIA DO FUNCIONÁRIO (EX)

Essencialmente, a experiência do funcionário refere-se a tudo que um funcionário experimenta no trabalho: suas interações com seu chefe, seu software, suas equipes e dezenas de outras coisas. Em resumo: é todo o espectro das experiências de um funcionário durante todo o tempo em uma empresa. E qual a importância disso para uma empresa? São muitas as vantagens. Oferecer uma EX satisfatória, por exemplo, pode dar aos empregadores uma vantagem competitiva em atrair funcionários altamente capacitados e incentivá-los a permanecer em suas organizações. Quando a experiência do funcionário é boa, os funcionários são felizes, engajados e capazes de realizar seu trabalho com eficiência, o que proporciona melhores resultados finais.

AUMENTANDO A EX POR MEIO DE EDIFÍCIOS SAUDÁVEIS

Os departamentos de RH estão constantemente à procura de novas maneiras de melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários, e prédios mais saudáveis ajudam a tornar as pessoas mais produtivas, reduzem o absenteísmo e criam ambientes de trabalho mais agradáveis, o que pode aumentar consideravelmente a EX.

Lançado em 2014, o WELL Building Standard é uma maneira significativa de proporcionar saúde e bem-estar nos espaços onde vivemos, trabalhamos, aprendemos e nos divertimos. A certificação WELL abrange 102 características do empreendimento, divididas em pré-condições e otimizações, sendo que cada uma delas é desmembrada em partes a serem atendidas através de projeto, medições ou protocolo (relatórios, cartas, documentações). Empresas em mais de 50 países estão implementando o WELL e transformando seus locais de trabalho, posicionando a saúde de seus funcionários em primeiro lugar.

A popularidade de websites como o LinkedIn torna muito mais fácil para os possíveis funcionários avaliarem o EX diário em uma empresa na qual estão considerando trabalhar. Uma vez que as empresas tenham alcançado a certificação WELL, os profissionais de RH poderão trabalhar conjuntamente com sua equipe de marketing e comunicação para anunciar sua conquista e ajudar a criar uma marca de emprego mais atraente e envolvente, o que certamente ajudará a atrair e reter os melhores talentos.

Acompanhando as métricas de ROI (return on investment), como produtividade, satisfação no trabalho, engajamento, atração, retenção, custos de assistência médica antes e depois da certificação, nota-se que a certificação WELL é capaz de aumentar a EX bem como os resultados financeiros da empresa, e quem não gostaria de levar seu negócio mais além dessa maneira?

Se este tema lhe interessou, no dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento clicandoaqui.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais