Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

11 de dezembro de 2019

FEEDBACK NO AMBIENTE DE TRABALHO

Passamos muito tempo em nossos ambientes de trabalho, por isso a qualidade deles desempenha um importante papel, podendo trazer resultados ruins e até causar enfermidades, físicas ou psíquicas, nos funcionários. Hoje algumas empresas já tentam melhorar seu ambiente de trabalho com base no feedback de seus colaboradores, porém, como coletar e analisar esses dados?

SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Um relatório recente da Gallup estima que a rotatividade voluntária custa às empresas americanas US$ 1 trilhão por ano e esta cifra refere-se ao custo de uma nova contratação, em substituição ao funcionário que deixou a empresa. A rotatividade de trabalhadores, portanto, pode reduzir significativamente o lucro da firma e a insatisfação com o ambiente de trabalho pode ser um dos motivos para que isso ocorra. Uma das formas de conquistar sua lealdade e satisfação é analisar o seu feedback, aplicando questionários, anônimos ou não, para saber como eles se sentem em relação à sua função, seus relacionamentos e o ambiente de trabalho.

O anonimato permite que os funcionários expressem suas opiniões sem medo de represália, mas traz também um problema: a impossibilidade de vincular demandas específicas a funcionários específicos. Segundo Shane Snow, cofundador da empresa de tecnologia de marketing Contently, sua equipe não utiliza mais comentários anônimos porque foram bastante prejudiciais, sem produzir melhorias suficientes na empresa. Segundo ele, vale mais a pena criar uma cultura baseada em feedback aberto, franco e respeitoso, em substituição ao medo e à posição de defensiva no local de trabalho.

OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

São muitas as vantagens do feedback no ambiente de trabalho: melhoria na confiança e no envolvimento dos funcionários; efetivação de um ambiente de trabalho mais satisfatório; incentivo ao processo de aprendizagem; aumento da produtividade. Porém, como implementá-lo?

Pesquisas mais abrangentes podem ser feitas em uma base anual, as mais frequentes devem ter poucas perguntas, tomando-se o cuidado para que não se tornem irritantes para os funcionários. Algumas empresas, como a TinyPulse, dispõem de ferramentas baseadas em feedback que ajudam os gerentes a medir e diagnosticar problemas no local de trabalho. Outra opção, que serve como preparação para o uso efetivo do feedback, são as caixas de ideias ou sugestões. As reuniões de feedback também são uma ótima maneira de conectar funcionários e gerentes de maneira eficaz.

Se é impossível tornar um ambiente de trabalho totalmente livre de estresse, pode-se, em contrapartida, definitivamente reduzir o seu nível, proporcionando um local descontraído e amigável para os funcionários. A análise de desempenho e o feedback contínuo garantirão que a empresa atraia e retenha os melhores talentos.

Uma empresa só sobrevive pelo trabalho de seus colaboradores.  O sucesso ou o fracasso dependerá muito deles, portanto, certifique-se de mantê-los satisfeitos em seus locais de trabalho.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais