Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

8 de abril de 2020

GERAÇÃO Z OU CENTENNIALS: INFRAESTRUTURAS PREPARADAS PARA A NOVA GERAÇÃO

A Geração Z, também conhecida como centennials, refere-se à geração que nasceu aproximadamente entre 1996-2010. Criados na internet e nas mídias sociais, os centennials começam a adentrar o mercado de trabalho com características únicas. Sua empresa está preparada para recebê-los?

DIFERENÇA TECNOLÓGICA

Durante as últimas décadas, o planeta experimentou um enorme crescimento no desenvolvimento tecnológico, marcado por gerações com características distintas, uma delas a diferença como usam a tecnologia, tanto na vida cotidiana quanto no local de trabalho: são as chamadas gerações tecnológicas. A Geração X, nascida entre 1965-1976, utiliza principalmente e-mail e telefone para se comunicar. Sucedendo-a, a Geração Y, nascida entre 1977-1996, utiliza principalmente mensagens de texto e mídias sociais. A Geração Z nasceu praticamente na tecnologia, entre 1996-2010, utilizando principalmente dispositivos e acessórios de comunicação portátil para se comunicar. A pessoa mais velha desta geração tem agora cerca de 24 anos; criada inteiramente on-line, ela demandará dos locais de trabalho uma nova maneira de pensar, o que engloba tecnologia, sustentabilidade, personalização e, claro, mídia social.

UM NOVO AMBIENTE DE TRABALHO

Os centennials são criativos e proativos. Usam várias plataformas ao mesmo tempo, compartilhando continuamente o conteúdo nas redes sociais. A Internet é fundamental em suas vidas, pois eles interagem com influenciadores, familiares e amigos por meio de redes sociais. O impacto de sua entrada no mercado de trabalho será rápido e profundo, seus efeitos repercutirão no ambiente corporativo, no varejo, na tecnologia, na política e na cultura. A Geração Z tem uma perspectiva única sobre carreiras e como definir o sucesso na vida e na força de trabalho, assim, empresas e empregadores precisarão demonstrar seu compromisso com um conjunto mais amplo de desafios, como sustentabilidade, mudança climática e preocupações sociais.

Entre as preferências e comportamentos dessa nossa nova geração está a versatilidade no local de trabalho, com baias, locais e horários flexíveis. O intraempreendedorismo também é outra característica dos centennials, ou seja, são empreendedores dentro da empresa, tendo a inovação como palavra-chave desse conceito.

COMO ACOLHÊ-LOS

Os empregadores devem estar prontos para adotar uma dinâmica que corresponda ao ambiente externo, desenvolvendo programas de treinamento e liderança robustos, com foco na diversidade. O futuro do trabalho exigirá o retorno da figura renascentista, o chamado homem enciclopédico, em contraponto ao especialista: um trabalhador com diversos talentos, interesses e áreas de conhecimento, o que demandará a fusão de quatro habilidades principais de trabalho: ferramentas digitais e habilidades tecnológicas, geração e análise de dados, habilidades de gerenciamento de negócios, design e habilidades criativas.

Para que as empresas atraiam e mantenham os melhores e mais brilhantes trabalhadores da Geração Z, será necessária uma mentalidade diferente.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais