Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

4 de março de 2020

GESTÃO DE UMA INFRAESTRUTURA 4.0

Com a dinâmica de mudanças da atualidade, é preciso manter o ambiente em condições ideais de funcionamento. Uma infraestrutura moderna, bem administrada e ajustada às necessidades de uma empresa é essencial para que ela atenda bem seus clientes, atinja seus mercados-alvo e obtenha sucesso nos negócios.
TRANSFORMAÇÃO NECESSÁRIA
Ao transformar uma infraestrutura em 4.0, custos e prazos podem ser reduzidos. É assegurada também maior sustentabilidade, eficiência nos empreendimentos e qualidade de vida para os moradores ou trabalhadores. Essa transformação pode ser feita com o uso de aplicativos e ferramentas, como gestão data-driven e uso de sensores e IoT. A infraestrutura 4.0 não é construída de concreto ou aço, mas com software, computação na nuvem e dados.
É na gestão tradicional de um edifício comparada a de um prédio inteligente, com softwares específicos para gerenciá-lo e mantê-lo, que se notam as vantagens da implantação da infra 4.0: ao tirar proveito das mais recentes tecnologias, criando condomínios inteligentes baseados em sensores e IoT, garante-se não apenas a segurança e o bem-estar dos inquilinos, como também é possível monitorar as atividades de manutenção e a produtividade dos funcionários, otimizando os recursos humanos e materiais necessários para a conservação das instalações.
A Infra 4.0 permite que sejam maximizados o uso de software e fluxos de trabalho inovadores. Os ganhos são: redução de custos e riscos, maior sustentabilidade, aumento da automação e Experiência do Usuário mais satisfatória. Para proporcionar uma infraestrutura física mais inteligente, é preciso atualizar a infraestrutura digital, da qual a primeira depende.
PRIORIZANDO A SUSTENTABILIDADE
Cada vez mais empresas e condomínios procuram reduzir seu impacto ambiental, tornando suas instalações ecologicamente corretas, e a sustentabilidade é uma das prioridades da Infraestrutura 4.0. O Green Building deixou de ser uma opção para se transformar em uma necessidade e, à medida que essa demanda aumenta, surgem aspectos inovadores e criativos relacionados à preservação do meio ambiente. Um deles é a Plataforma Arc, do GBC Brasil, um sistema modular que ajuda a monitorar, em tempo real, o desempenho energético de edifícios, comunidades ou cidades, levando em consideração critérios correspondentes em energia, água, resíduos, transporte e experiência humana. Podem ser emitidos Certificados de Desempenho ou a Certificação LEED, a certificação ambiental para edifícios mais utilizada em todo o mundo. A plataforma Arc representa uma nova era para as construções sustentáveis, com a utilização das ferramentas da Infraestrutura 4.0, por meio do uso compartilhado de tecnologia, feedback e reconhecimento da excelência, permitindo que edifícios, comunidades e cidades inteiras comparem seus desempenhos e troquem experiências sobre suas estratégias sustentáveis.
O GrupoOrion possui sua própria plataforma de monitoramento e gestão: EVE Smart Building, para acompanhamento em tempo real dos seus múltiplos contratos de operação, em mais de 100 municípios e em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento de ambientes corporativos atrelando eficiência, saúde e bem-estar e UX (experiência do usuário). Como em toda gestão baseada na Infraestrutura 4.0, os ganhos são muitos, principalmente em eficiência e redução de custos.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais