Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

29 de julho de 2020

HOME OFFICE: UM MODELO DE TRABALHO QUE CHEGOU PARA FICAR

Como será o mundo quando a pandemia do coronavírus acabar? Muitas incertezas ainda ficam no ar acerca desta pergunta, mas uma questão já se tem como certa: não haverá retorno aos dias pré-coronavírus, com escritórios lotados, ou seja, o home office é um modelo de trabalho que chegou para ficar.
OPÇÃO DURADOURA
Com o arrefecimento da pandemia, o foco deve ser a saúde e o bem-estar dos servidores. Algumas empresas começarão a enviar funcionários de volta ao trabalho, mas será um retorno escalonado, com pessoas chegando ao escritório em ondas, com base nos níveis de risco individuais, aumentando-se o número à medida que o rastreamento de contatos melhorar. Porém, apesar de todas as medidas profiláticas disponíveis, muitos não se arriscarão a deixar o conforto e a segurança caseiros.
Gigantes da tecnologia já avisaram que pretendem manter o trabalho remoto. A Amazon estendeu o home office opcional até outubro; a Microsoft o permitiu para todos, exceto trabalhadores essenciais, também até outubro; o Google o estendeu até o fim de 2020; o Twitter afirmou que os funcionários podem ficar em home office permanentemente, se assim o desejarem; o Facebook anunciou o trabalho remoto permanente.
Trabalhar em casa pode se tornar uma opção duradoura para funcionários de escritório. Presumia-se que essa mudança ocorreria entre 5 e 10 anos, porém, levadas pela necessidade, as empresas estão finalmente investindo na tecnologia que sempre precisaram para tornar possível o trabalho remoto; o que antes parecia supérfluo, agora se torna necessário para manter seus negócios funcionando.
Com a mudança, novos desafios erguem-se no horizonte. Empresas dos setores financeiro e de seguros, por exemplo, lidam com dados confidenciais que não podem deixar seus próprios servidores internos. Com o uso massivo da Internet, surgiu também a necessidade de maior largura de banda de rede e hardware expandido para criptografar as conexões. Para a continuidade do trabalho remoto, as empresas precisarão investir.
CULTURA DO TRABALHO REMOTO
Trabalhar em casa tem seus prós e contras. Aspectos positivos incluem ausência de deslocamentos estressantes, maior flexibilidade no gerenciamento de tarefas familiares, mais autonomia, melhor qualidade de vida e melhor concentração. Os contras incluem solidão, sentimento de desconexão com a equipe, dificuldade em sair do trabalho, sensação de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, estresse e desorientação. Porém, se há algo claro nessa pandemia, é que a maioria dos trabalhadores continuará em home office, mesmo sem instalações adequadas de escritório ou internet confiável e enfrentando distrações de filhos, animais de estimação e cônjuges em casa.
A solução para tudo isso é aprender a se comunicar e trabalhar de maneira eficaz para manter a produtividade, mas a cultura da empresa é igualmente importante. E a pergunta que resta é: o teletrabalho substituirá completamente um ambiente de trabalho físico? Claro que não. Porém, o que seria impensável poucos meses atrás, hoje é uma verdade inconteste: o home office chegou para ficar.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais