Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

5 de agosto de 2020

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDIAL NA REABERTURA ECONÔMICA — COVID-19

Sabemos que o papel dos trabalhadores na manutenção predial é vital na prevenção da covid-19 e agora, com a reabertura econômica, quais os desafios dessas equipes para manter o bem-estar de todos?
SAÚDE E BEM-ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR
Uma vez que o perigo de contaminação está na aglomeração em ambientes fechados, os empreendimentos que retomarem as operações terão de aumentar a periodicidade e reforçar os métodos de limpeza e higienização para o combate ao coronavírus. Um dos muitos desafios enfrentados pela área de Facilities é assegurar um diálogo constante com os funcionários sobre protocolos e checklists que devem ser seguidos, garantindo o controle e organização das atividades de limpeza de maneira descomplicada. Para isso, a OMS e a Anvisa dispõem de planos de contenção para a covid-19, com checklists específicos de limpeza, higienização e desinfecção de ambientes.
Para garantir a vida útil de um empreendimento, é essencial manter sua manutenção predial em dia e, nesses tempos de pandemia, isso tornou-se uma questão de saúde e bem-estar. Porém, com os empreendimentos parados, foi quase impossível para um gestor de Facilities manter todos os contratos ativos. O melhor a fazer nesse momento é rever parcerias e limitar, dentro do possível, os serviços não essenciais, chegando a um acordo com fornecedores estratégicos para poder prosseguir com as operações, que estarão naturalmente reduzidas. Para manter todos em segurança e garantir a produtividade, a escala de funcionários deve ser revista, permanecendo o grupo de risco em home office.
Algumas medidas preventivas e boas práticas ajudarão no controle da pandemia, como verificar o número de pessoas e o fluxo de veículos, evitando-se aglomerações e assegurando o distanciamento físico. As orientações de prevenção e medidas recomendadas no combate à covid-19 deverão estar sinalizadas com adesivos e cartazes. Higienização e desinfecção passam a figurar como ferramentas para proporcionar e garantir a saúde, devendo a dos calçados ser realizada na entrada, disponibilizando-se álcool em gel em pontos vitais do empreendimento. Máscaras faciais são obrigatórias para clientes e funcionários, bem como a utilização dos EPI’s (equipamentos de proteção) para as equipes internas e prestadores de serviço.
O tradicional mercado de sistemas de climatização está no centro das atenções. A manutenção preventiva exigida por lei nos aparelhos de ar condicionado garante a qualidade do ar interior e assegura as condições apropriadas de funcionamento dos sistemas de climatização. Pesquisas revelaram que o coronavírus pode se propagar pelo ar compartilhado, razão pela qual os gerentes de Facilities devam atualizar sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado antes de reabrirem edifícios. Isso naturalmente levará à modernização dos equipamentos.
EXPERIÊNCIA PARA O FUTURO
A pandemia trouxe, como consequência, a melhoria nos processos, qualidade e produtividade da limpeza. Os métodos de higienização evoluíram, com foco no meio ambiente e economia de recursos naturais. Até que tudo volte à normalidade, porém, é preciso planejar as operações de manutenção predial com cautela, assegurando decisões assertivas de gestão e diminuindo custos de operação. A experiência servirá para as equipes de manutenção se prepararem melhor e responderem prontamente ao desafio de novos surtos infectocontagiosos, casos surjam no futuro.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais