Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

5 de fevereiro de 2020

INFRAESTRUTURA 4.0 VOLTADA PARA FACILITIES

Recentemente, a Espanha lançou um plano nacional para a construção de cidades inteligentes, usando software para otimizar os serviços e melhorar a qualidade de vida da população. Este foi um exemplo de utilização da Infraestrutura 4.0: a maneira por meio da qual alguns países estão modernizando sua infraestrutura de construção e transportes mediante o uso de softwares. Em que essa nova revolução pode beneficiar o gerenciamento de Facilities?

O FUTURO JÁ ESTÁ ALI

China, Coreia do Sul e Espanha lideram o grupo de países em que a Infra 4.0 já está sendo aplicada. Na Coreia do Sul, por exemplo, está sendo construía a chamada “Cidade do Futuro”, em Songdo. Seu International Business District será totalmente controlado por softwares e sensores que irão monitorar e regular tudo: temperatura, consumo de energia, tráfego. Quando for inaugurado, ainda em 2020, o distrito pretende manter 300.000 trabalhadores. Ao longo de suas ruas, porém, poucos carros serão vistos. É que os planejadores urbanos do distrito estão trabalhando para que eles não sejam mais necessários, seguindo uma tendência global mais ampla de eliminar gradualmente veículos emissores de CO2.

BENEFÍCIOS

As empresas de gerenciamento de Facilities usam softwares específicos para gerenciar e manter edifícios. Ao aproveitar as mais recentes tecnologias, criando condomínios inteligentes baseados em sensores e IoT, elas garantirão não apenas a segurança e o bem-estar dos inquilinos, como poderão monitorar as atividades de manutenção e a produtividade dos funcionários, otimizando os recursos humanos e materiais necessários para a conservação das instalações.

A Infra 4.0 permite que sejam maximizados o uso de software e fluxos de trabalho inovadores. Os resultados são: redução de custos e riscos, maior sustentabilidade, aumento da automação e Experiência do Usuário mais satisfatória. Para proporcionar uma infraestrutura física mais inteligente, é preciso atualizar a infraestrutura digital, da qual a primeira depende. Isso pode modificar fundamentalmente a maneira como projetamos, construímos, gerenciamos e usamos nossas instalações.

GESTÃO DA INFRA 4.0

O uso combinado de software, serviços e análises, com a implementação de uma solução completa de gerenciamento de Facilities baseada em nuvem, tornará as edificações mais produtivas, seguras e sustentáveis, com resultados positivos na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Ao criar um sistema único e centralizado para direcionar e organizar todas as tarefas de suporte no local de trabalho, com gestão data-driven e uso de sensores e IoT, as empresas podem melhor acompanhar, analisar e otimizar as funções que as mantêm em operação. A base da infraestrutura do futuro não será construída de concreto o aço, mas com software, computação na nuvem e dados.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais