Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

26 de fevereiro de 2020

MANUTENÇÃO – EFICIÊNCIA E ECONOMIA

No ritmo acelerado da evolução tecnológica, o gerenciamento de Facilities está constantemente sujeito a novas tendências de manutenção, e a evolução dessas rotinas, entre outros objetivos, proporciona também uma maior lucratividade, dependendo do orçamento, tamanho e setor de atuação da empresa. Qual a importância de implementar uma estratégia de manutenção na infraestrutura da sua edificação?

EVITANDO O PROBLEMA

Para um gestor de Facilities, a deterioração da infraestrutura de um edifício pode ser um pesadelo. Projeto, contratos, qualidade do material, programa de operação e manutenção, condições ambientais – qualquer falha nesses parâmetros ou uma utilização incorreta poderá interferir no grau e na velocidade de degradação do empreendimento.

Geralmente, a fase de Operação e Manutenção (O&M) é a mais longa e cara do ciclo de vida de um edifício, aproximadamente 80% de seus custos. Portanto, o estudo dos custos de operação, manutenção e reparo pode ter um efeito significativo na redução do custo total da propriedade. A operação e a manutenção são uma das funções mais importantes do FM e a preparação e execução de um plano anual de manutenção e reparo é uma das principais tarefas do gestor. Isso pode ser um componente-chave nas despesas anuais da instalação, e adiá-lo ou evitá-lo pode sair muito mais caro.

PLANOS DE MANUTENÇÃO

Como escolher a estratégia de manutenção que melhor se adapte às necessidades da sua empresa? Corretiva, preventiva, preditiva ou evolutiva: adotar as rotinas corretas de manutenção pode ser um diferencial para o seu empreendimento.

Manutenção corretiva – quando se realiza este tipo de manutenção, a falha ocorreu e é reestabelecida a funcionalidade do equipamento. Deve-se trabalhar exclusivamente com peças originais e recomendadas pelos fabricantes da infraestrutura predial existente.

Manutenção preventiva – neste tipo de manutenção, executa-se uma tarefa antes que ocorra uma falha. Este procedimento pode ter como objetivo evitar uma falha, minimizar as suas consequências ou avaliar o risco da sua ocorrência. Consiste em programa de substituição de componentes a partir da expectativa de vida útil repassada pelo fabricante.

Manutenção preditiva – são realizados acompanhamentos periódicos de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de inspeções ou monitoração (que podem ser sensores on-line), para determinar se o equipamento está se afastando das condições operacionais estáveis e caminhando para uma falha.

Manutenção evolutiva – consiste na disponibilização e atualização de versões mais recentes das soluções implantadas, incluindo correções de erros e evoluções funcionais.

A ESCOLHA CORRETA

A decisão sobre qual abordagem de manutenção seguir é estritamente individual e depende muito da capacidade financeira e da cultura da empresa. A melhor estratégia ainda parece ser ter um plano que incorpore os diferentes tipos de manutenção, apropriado para cada tipo de equipamento, de acordo com o seu valor e prioridade, e levando em consideração as possibilidades de investimento. Afinal de contas, sempre será melhor prevenir do que remediar.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais