Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

20 de maio de 2020

O FIM DA QUARENTENA E COMO A INFRA 4.0 PODE AJUDAR

Muito tem-se falado sobre a reabertura da economia, o que significa permitir que empresas que foram obrigadas a fechar durante a pandemia reabram e trabalhadores não essenciais retornem ao trabalho. Como os escritórios devem se preparar para uma nova normalidade com o fim da quarentena, e de que forma a infra 4.0 pode ajudar?

FOCO EM SAÚDE E BEM-ESTAR

Organizações em todo o mundo estão enfrentando uma difícil decisão: quando e como retornar aos locais de trabalho após a pandemia da covid-19? Embora muitas empresas decidam manter muitos funcionários em home office, certamente os empregadores devem estar planejando como levar os trabalhadores de volta ao escritório com segurança. O foco, evidentemente, deve ser saúde e bem-estar, e para isso os escritórios precisarão mudar para se adaptar às medidas de distanciamento social. Recomenda-se uma distância de dois metros entre as pessoas, uso de máscaras e higienização frequente de objetos e do ambiente. Para minimizar o risco de contaminação no ar, é recomendável aumentar a entrada de ar fresco e monitorar as condições ambientais e os parâmetros de qualidade do ar. As organizações podem tranquilizar os funcionários, comunicando informações importantes e mostrando que estão monitorando o bem-estar.

Observando-se as horas em que os funcionários normalmente trabalham, alterações podem ser feitas nos horários para permitir a presença de diferentes grupos de funcionários no escritório em dias alternados. Isso pode significar que menos pessoas estarão no local de trabalho ao mesmo tempo e, portanto, pode ser mais fácil manter as diretrizes de distanciamento social e limitar o risco de possível disseminação do coronavírus. Embora não seja possível em todos os cenários e em todos os setores, a mudança pode ser viável, desde que planejada adequadamente.

AUXÍLIO DA TECNOLOGIA

Algumas empresas planejam usar a tecnologia para monitorar os movimentos dos funcionários, embora haja receios sobre privacidade. Uma grande empresa americana de contabilidade e consultoria desenvolveu um aplicativo que rastreia a proximidade dos funcionários observando os sinais Bluetooth e Wi-Fi de seus smartphones. O aplicativo permite que a empresa faça o rastreamento de contatos, principalmente de pessoas que podem ter sido expostas ao vírus, não funcionando para funcionários fora do ambiente de trabalho. A densidade dos escritórios terá de ser reduzida e removidos assentos das salas de reunião, para garantir que todos possam ficar a uma distância segura. Para isso, está ganhando força em muitas organizações um sistema de medição de ocupação em tempo real que permite a contagem precisa do número de pessoas em um espaço. Sensores de movimento e imagem podem fornecer uma visão em tempo real da lotação.

Um importante sistema tecnológico a considerar são os smartphones, utilizados por todos os funcionários. Uma recém-anunciada colaboração da Apple e do Google sugere que os locais de trabalho em breve poderão usar esses dispositivos para determinar se um funcionário foi exposto a alguém que testou positivo para a covid-19. Muitas empresas também estão instalando estações de detecção de febre, rastreadores digitais e outros sistemas de segurança para sinalizar os riscos potenciais da propagação do coronavírus. Podem ser pistolas termômetro padrão ou câmeras térmicas, algumas delas emparelhadas com software de reconhecimento facial que as autoridades de segurança podem usar para rastrear e identificar os suspeitos de indisposição causada pela infecção.

O NOVO NORMAL

O local de trabalho pós-pandemia dificilmente será o mesmo. A previsão é de que os escritórios sejam mais dinâmicos e flexíveis, bem como as estações de trabalho. Seu escritório está pronto para esse novo normal? Quando as diretrizes de permanência em casa começarem a ser suspensas, teremos a chance de ser proativos, em vez de reativos. É hora de começar a planejar o retorno da equipe. Faça a sua parte e mantenha o local de trabalho seguro quando isso acontecer.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais