Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

26 de junho de 2019

O IMPACTO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL

No último dia 17 de junho a ONU apresentou o relatório Perspectivas Mundiais da População, no qual foram apresentadas as projeções globais para 2050. Até lá, o planeta deve atingir a impressionante cifra de 9,7 bilhões de habitantes. Lidar com recursos renováveis como energia e água será um enorme desafio. Que papel a tecnologia poderá desempenhar nesse cenário?

CONEXÃO ÁGUA-ENERGIA-ALIMENTO

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que serão necessários 60% a mais de alimentos e 80% a mais de energia até 2050 para atender à demanda global. Em 2011, o Fórum Econômico Mundial já identificava a conexão água-energia-alimento como um dos maiores riscos para a estabilidade econômica mundial, causando o surgimento de novas abordagens para a gestão de recursos hídricos, energéticos e alimentares relacionadas ao acesso à água, energia sustentável e segurança alimentar, que são geográfica, cultural e economicamente diversos. Em algumas comunidades, nações ou regiões, por exemplo, a produção de mais alimentos é essencial para a sobrevivência, mas em outras regiões a energia para uso em máquinas e automóveis é uma preocupação importante para o desenvolvimento. Assim, o uso do trinômio água, energia e alimentos deve ser definido de forma contextual para diferentes regiões e suas diferentes prioridades de desenvolvimento, e a tecnologia pode desempenhar um papel importante nesse planejamento.

A TECNOLOGIA PODE SALVAR O MUNDO?

Apesar das guerras, conflitos e outros graves problemas, o planeta melhorou muito sob diversos aspectos. Sete bilhões de pessoas hoje vivem muito melhor do que 1 bilhão há 200 anos atrás. A expectativa de vida em grande parte do mundo dobrou desde 1900 e o progresso tecnológico nos inspira a antever dias melhores. Pesquisas afirmam que o mundo já produz alimento suficiente para todos, mas sua distribuição não é uniforme. Como a tecnologia pode ajudar? De muitas maneiras, uma delas estabelecendo cadeias de suprimentos que mantenham os alimentos frescos. Isso é particularmente útil em países tropicais, onde os alimentos estragam rapidamente. Com o avanço dos satélites meteorológicos, uma combinação de dados e informações de telefonia móvel pode identificar áreas vulneráveis e permitir uma rápida ação, antes que um problema ocorra.

Em relação à energia, é necessário que aprendamos a usá-la de forma mais eficiente: termostatos, luzes e outros dispositivos inteligentes podem gerenciar automaticamente o uso da energia, gerando economia e reduzindo emissões. Internet das Coisas (IoT), Big Data e aprendizado de máquina são algumas das ferramentas que contribuirão para que a tecnologia se torne globalmente útil.

A crescente população mundial exerce um impacto enorme e devastador em nosso planeta. Se continuarmos a produzir e consumir da maneira como fazemos agora, florestas, oceanos e sistemas climáticos brevemente entrarão em colapso. Juntamente com a revolução tecnológica, para salvar o mundo será necessária uma mudança radical na forma como tratamos o nosso planeta.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais