Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

6 de maio de 2020

O QUE APRENDEMOS SOBRE PRODUTIVIDADE E HOME OFFICE NESTA PANDEMIA?

Com a covid-19 oficialmente decretada pandemia global, forçando as pessoas a ficarem em casa, o home office passou a ser uma realidade, e muitas empresas precisaram repentinamente apoiar uma força de trabalho completamente remota. Porém, o que aprendemos sobre produtividade e home office nesta pandemia?

As pessoas passaram o último século aprendendo a ser produtivas dentro de um escritório, portanto, como mudar essa realidade tão rapidamente? O home office é um trabalho diferente. Os empregadores precisaram mudar a avaliação da produtividade, definindo e monitorando metas específicas, ao invés da simples presença no escritório; os funcionários, por sua vez, desenvolveram novos hábitos.

No início de 2020, antes, portanto, de ser decretada a pandemia mundial, o home office já estava em franco crescimento no Brasil. Segundo uma pesquisa da Catho na época, para 25% dos profissionais entrevistados o trabalho remoto já era uma prática presente por, pelo menos, uma vez por semana. E mais: a mesma pesquisa indicava que os impactos na produtividade profissional eram positivos para 72% dos respondentes.

Com o home office, as pessoas passaram a trabalhar mais felizes? Uma pesquisa recente também da Catho pode ajudar a responder esta pergunta: 65% dos entrevistados afirmaram aproveitar o trabalho remoto para fazer outras atividades, e uma das atividades favoritas dos brasileiros durante a pandemia relaciona-se diretamente à produtividade: estudar. Dos 7.000 entrevistados, 54% estavam fazendo pequenos cursos online, 45% buscaram cursos completos de qualificação, 28% participavam de palestras, webinars e/ou workshops e 27% estavam aprendendo um novo idioma. Além disso, a pesquisa revelou que não só de estudos vivem os brasileiros no período pandêmico: a maioria afirmou que prefere aproveitar os momentos com a família.

Trabalhar em casa tem algumas vantagens, mas também desafios. A migração para o trabalho remoto afeta as relações do trabalhador com o grupo familiar. Nesse contexto de enfrentamento da covid-19, conciliar home office e família pode ser uma tarefa não tão fácil e, para ser bem sucedida, estudiosos sugerem três ações: planejamento, disciplina e diálogo. Especialistas no comportamento humano, porém, dizem que, em momentos em que a sociedade enfrenta desafios ou há um grande aumento no sofrimento, as pessoas se orientam de maneira menos egocêntrica e mais centrada na família. Portanto, o home office forçado deve contribuir também para forjar relacionamentos familiares mais sólidos e duradouros.

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, algumas das maiores companhias de tecnologia liberaram gratuitamente o uso de ferrramentas que podem auxiliar equipes e profissionais a gerenciar o trabalho, mantendo a produtividade. A Microsoft disponibilizou o Microsoft Teams, seu “pacote de produtividade” na nuvem, para pequenas empresas nos próximos seis meses. O Google também franqueou acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet até o dia 1º de julho. A Zoom suspendeu o limite de tempo para videochamadas na plataforma nas versões gratuitas. A Cisco liberou o acesso gratuito ao Webex, ferramenta de videoconferência para até 100 participantes simultaneamente, e a SAP liberou, por no mínimo 3 meses, a ferramenta Remote Pulse, que mede a evolução do trabalho em tempo real.

As grandes empresas de tecnologia foram algumas das primeiras a mudar para o trabalho remoto para todos os seus funcionários, aproveitando a infraestrutura pré-existente. A aceleração da tendência de trabalhar em casa como resultado da pandemia do novo coronavírus pode levar a uma série de consequências, uma delas as empresas reduzirem o tamanho de seus escritórios e com isso pressionar o mercado imobiliário corporativo. De qualquer forma, com home office ou trabalho presencial, esta quarentena forçada promete ser o catalisador de uma profunda transformação na maneira como nos relacionamos uns com os outros, principalmente no ambiente de trabalho.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais