11 de setembro de 2019
OS 6 Ds DA DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA

11 de setembro de 2019
A tecnologia cresce exponencialmente, o poder de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses e a estrutura das organizações acompanha essa mudança vertiginosa. O tempo em que as empresas tinham milhares de funcionários e grandes instalações físicas parece ter ficado para trás. As startups modernas são o oposto disso: pequenas organizações focadas em tecnologias da informação. O que antes era físico foi se desfazendo, novos produtos e fluxos de receita são criados em questão de meses, às vezes semanas.
A tecnologia está impactando os processos industriais tradicionais. É uma espécie de interrupção, mas que está plena de oportunidades para novos empreendedores. Esses novos desafios levaram Peter Diamandis, juntamente com Ray Kurzweil, a fundar a Singularity University, com o objetivo de “educar, inspirar e capacitar líderes a aplicar tecnologias exponenciais para enfrentar os grandes desafios da humanidade”. Eles apresentaram o que chamaram de “6Ds Exponenciais”: a jornada exponencial de uma tecnologia digital em seis fases, uma espécie de reação em cadeia da progressão tecnológica – Digitalização, Decepção, Disrupção, Desmonetização, Desmaterialização e Democratização, a seguir descritas:
Digitalização – tudo o que possa ser digitalizado, ou seja, representado com os números zero e um, cresce exponencialmente, como ocorre na computação. De fácil acesso e distribuição, a informação digital poder ser propagada na velocidade da internet.
Decepção – quando se inicia o processo de digitalização, a fase inicial de crescimento parece ser decepcionante, mas uma vez que ganha força a trajetória ascendente é imensa. O dobro de 0,01 é 0,02, o que não parece ser muito, isso até a barreira do número inteiro ser rompida. Aí, 2 rapidamente se transforma em 32 ou até mesmo 32.000.
Disrupção – o mercado existente de um produto ou serviço é rompido pelo novo mercado que a tecnologia exponencial cria, porque as tecnologias digitais o superam em efetividade e custo. Quem compraria CDs, quando pode ouvir músicas por streaming?
Desmonetização – o dinheiro vai desaparecendo à medida que a tecnologia vai se tornando mais barata, ao ponto mesmo de se tornar gratuita. Programas são mais baratos de produzir do que equipamentos. Com um smartphone ou tablet e aplicativos apropriados, podemos acessar terabytes de informação e desfrutar de múltiplos serviços a um custo próximo de zero.
Desmaterialização – tecnologias que já foram volumosas ou caras: rádios, câmeras, vídeos, telefones, estão agora inseridas em smartphones que cabem no bolso.
Democratização – à medida que a tecnologia é digitalizada, mais pessoas têm acesso a ela. Tecnologias de ponta não estão mais restritas a grandes corporações ou governos.
A Singularity University afirma que as tecnologias exponenciais ajudarão a resolver alguns dos maiores desafios do mundo. A largada foi dada. A pista está livre para novos empreendedores, aqueles que possam tirar proveito do poder dos exponenciais, quebrar mercados e plantar sementes de inovação.
https://vimeo.com/126866987
Peter Diamandis, cofundador da Singularity University, fala sobre sua teoria: os 6 Ds da disrupção tecnológica.
03 fev 2021
Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]
13 jan 2021
Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]
27 jan 2021
Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]