Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

25 de setembro de 2019

PLACEMAKING – A REDEFINIÇÃO DO AMBIENTE DE ESCRITÓRIO

O local de trabalho tradicional está em transformação; com isso, a ênfase muda do design físico para o bem-estar e a experiência do usuário, graças ao placemaking – termo usado para descrever a integração entre design, comodidade e interação, criando um espaço único onde as pessoas desejem estar. Em movimento ascensional, o placemaking transformou-se em uma das principais prioridades dos líderes imobiliários corporativos.

CRIATIVIDADE, COLABORAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Georgia Collins, responsável pela Estratégia no Local do Trabalho da CBRE, empresa americana de serviços imobiliários comerciais e de investimento, a maior do mundo em 2018, afirma: “O placemaking é uma bela metáfora de como queremos que o escritório funcione.” Se as pessoas se reúnem nas cidades em parques ou espaços cívicos, por que não incorporar esse conceito ao escritório, dando destinação semelhante a espaços ou cafés?

Já existe uma tendência crescente entre as grandes corporações de fornecer uma variedade maior de comodidades, serviços e programação para seus funcionários, afinal de contas, o local de trabalho deve ser tão importante quanto o lugar onde moramos, proporcionando uma atmosfera convidativa que incentive a colaboração e a criatividade, estimulando, dessa forma, a produtividade. Essa é a preferência dos millenials, além de startups, mas, na verdade, é o que todos esperam de um ambiente de trabalho, o que não deve ser ignorado pelos proprietários desses espaços.

É de mútuo interesse de proprietários e inquilinos a criação de ambientes de escritório que atraiam trabalhadores talentosos. A redefinição do ambiente de trabalho melhora a satisfação, o bem-estar e a produtividade. Seguindo o raciocínio de Georgia Collins, se o conceito do placemaking funcionou para bairros, por que não aplicá-lo para edifícios de escritórios? Agentes comerciais de locação já relatam o rápido desaparecimento do arrendamento convencional de escritórios; em contrapartida, aumenta a demanda por termos mais flexíveis e soluções totalmente novas para o espaço de trabalho. E o que faz as pessoas preferirem esses locais em detrimento do escritório tradicional? A resposta inclui ambiente estimulante, tecnologia, ausência de hierarquia rígida, atmosfera informal.

O FUTURO DO PLACEMAKING

Com o avanço do placemaking, algumas medidas tornam-se necessárias para que seja completamente viabilizado, como o uso de tecnologias que fortaleçam ainda mais o elo de ligação entre locatários e inquilinos. Os proprietários podem usar, por exemplo, aplicativos de gerenciamento inteligente e sistemas on-line que facilitem o uso de instalações compartilhadas, além de sistemas de coleta e análise de dados para identificar os desafios de uso e leasing de edifícios.

Se o local de trabalho pode ser atraente, além de render benefícios comerciais e econômicos reais para empresas e proprietários, por que não usar o placemaking como parte integrante de sua estratégia de melhoria imobiliária?


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais