Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

16 de setembro de 2020

SISTEMAS DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO

Antes da década de 1980, a manutenção era feita somente quando algo saía errado, cujos dados eram anotados com lápis e papel. Quando as soluções CMMS se concretizaram, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, as organizações reduziram seus custos e obtiveram maiores lucros. Como isso é possível com um sistema de gestão de manutenção?

O SOFTWARE CMMS

Um CMMS (Computerized Maintenance Management System) é um software projetado para simplificar o gerenciamento de manutenção, e é isso o que os usuários do sistema fazem todos os dias, ao responder a uma ordem de serviço sob demanda para a troca de uma lâmpada ou realizando inspeção de rotina em um sistema HVAC. O software jamais poderá substituir o trabalho de um técnico qualificado, mas garantirá que as tarefas sejam priorizadas corretamente e que tudo esteja pronto (estoque, mão de obra) para garantir o êxito, capacitando os gerentes com dados para que possam tomar as decisões com a maior quantidade possível de informações. São diversas as soluções CMMS disponíveis, a melhor será aquela que permita aos usuários realizar suas práticas de manutenção existentes da forma mais eficaz, introduzindo recursos de economia de tempo que proporcionem redução de custos e maior lucratividade.

Os benefícios de um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado são extensivos, divididos basicamente nestes aspectos: redução de custos, gerenciamento de estoque e ativos, melhorias no fluxo de trabalho, rastreamento e relatórios. Um software de gerenciamento de manutenção computadorizado ajuda a empresa a incorporar e automatizar facilmente estratégias de manutenção preditiva e preventiva que a ajudarão a reduzir o tempo de inatividade do equipamento e evitar paradas não planejadas e caras. E as vantagens não param por aí: redução do tempo médio de reparo de problemas, diagnóstico mais rápido e eficaz, custos de reparo menores, otimização dos níveis de estoque, rastreamento de atualizações de manutenção e histórico de trabalho, otimização de recursos, aprimoramento da comunicação entre a equipe de manutenção e os gerentes, visualização de necessidades futuras, melhoria no tempo de resposta, garantia de melhor segurança.

TOMADAS DE DECISÕES

Ainda usando rastreamento manual e dezenas de planilhas para tomar suas decisões? Um sistema CMMS gera uma grande quantidade de dados de rastreamento e relatórios, transformando-os em percepções que possibilitam decisões embasadas e melhor resultado nos negócios.

A manutenção das instalações pode seguir tantos caminhos que muitas vezes torna-se uma questão complicada para os gerentes do local de trabalho. É difícil imaginar uma estratégia de gerenciamento de manutenção de instalações sem um sistema CMMS robusto. Ele estabelece uma estrutura para garantir que os recursos, ativos e instalações sejam gerenciados adequadamente. Ter a automação, os dados e a supervisão de um CMMS pode ser a diferença entre um plano proativo e o gerenciamento reativo de instalações, o que pode significar tempo e dinheiro desperdiçados.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais