Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

14 de agosto de 2019

SOCIEDADE 5.0

Após a II Guerra Mundial, o Japão proporcionou ao mundo uma verdadeira revolução tecnológica, e agora também vem da terra do sol nascente a iniciativa de guiar o planeta em direção a um futuro mais brilhante, mostrando um conceito ideal da próxima sociedade, a chamada Sociedade 5.0.

UM BREVE HISTÓRICO

Estabelecendo planos específicos para uma profunda integração com a tecnologia de ponta, com o objetivo de resolver problemas econômicos e sociais, o Japão já deu um passo adiante e está pavimentando o caminho para a Sociedade 5.0. Como, porém, a humanidade chegou lá?

A Sociedade 1.0 é considerada o período em que o homem era caçador e nômade, com ferramentas feitas a partir de rochas. Na Sociedade 2.0 aconteceu a chamada Revolução Neolítica, com o homem agrícola e sedentário; suas ferramentas eram fabricadas a partir do ferro. A Sociedade 3.0 foi o período industrial, quando os homens começaram a fabricar máquinas. A Sociedade 4.0 é o período atual, a Era da Informação, cuja maior invenção, a Internet, continua a crescer vertiginosamente e já não pode mais ser separada da vida humana cotidiana.

A PRÓXIMA SOCIEDADE

A Sociedade 5.0 é um conceito centrado no equilíbrio do progresso econômico com a solução de problemas sociais e sistemas que integram o ciberespaço e o espaço físico. Buscando tornar a economia à prova do futuro, diante da escassez de mão-de-obra e do envelhecimento da força de trabalho, o Japão procura implementar soluções que poderão servir de lição para outras nações, que em breve também enfrentarão demandas demográficas e econômicas semelhantes.

Essencialmente, o país está planejando criar uma “sociedade superinteligente”, capaz de fornecer soluções customizadas por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, robótica, big data e drones, além de políticas e reformas regulatórias, dando ênfase especial à capacitação de cada indivíduo para participar ativamente e viver com segurança e conforto.

Hoje em dia, além das máquinas, muitos objetos são equipados com sensores que produzem informações sobre seu status ou localização. O poder de computação está dobrando em menos de dois anos, a quantidade de informação aumenta vertiginosamente e aí entra em cena a Inteligência Artificial. Essa disponibilidade de dados tão vasta, além da IA cada vez mais poderosa, leva a novas formas de negócios e interações tecnológicas, o que eleva o papel do Data Center a um novo patamar. O que a Inteligência Artificial pode fazer pela sociedade? Será capaz de resolver seus grandes problemas?

O objetivo da Sociedade 5.0 é focar no ser humano. Estão previstas soluções para uma melhor qualidade de vida, incluindo os setores da saúde, mobilidade e infraestrutura. Tecnologias e inovações precisam ser aproveitadas para ajudar as pessoas, não para substituí-las. Elas se tornarão o centro da vida social, enquanto as máquinas serão um sistema de apoio ao seu redor. A inteligência artificial ajudará a fazer melhores escolhas, mas seres humanos ainda tomarão as decisões. Entre as inúmeras melhorias, estão previstas fontes de energia mais eficientes e ambientalmente amigáveis. A automação no setor agrícola aumentará a eficiência da produção e reduzirá o problema das dificuldades alimentares. Ao que tudo indica, a Sociedade 5.0 parece ser tudo o que a humanidade espera do terceiro milênio.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais