Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

24 de abril de 2019

SUSTENTABILIDADE E SAÚDE

Ao longo dos últimos anos, estabeleceu-se a convicção de que o ambiente construído é um dos principais responsáveis pelas alterações climáticas. Hoje, os gerentes de Facilities já estão cientes de que a forma como um edifício é administrado e mantido tem um grande impacto no seu desempenho ambiental. Surgidas na década de 1990 e atualmente já consolidadas no mercado, as certificações BREEAM e LEED foram vitais para essa percepção.

Com o passar do tempo, porém, surgiu a necessidade de um novo padrão, levado por pesquisas científicas e a conscientização da saúde mental humana, concentrado na crescente preocupação pela busca de locais de trabalho saudáveis. Era necessário que sustentabilidade ambiental, saúde e bem-estar caminhassem lado a lado, e essa tendência da procura da saúde e do bem-estar em ambientes corporativos levou à criação do WELL Building Standard, em outubro de 2014.

UMA NOVA CERTIFICAÇÃO

Passamos mais de 90% do nosso tempo em edifícios e praticamente tudo pode afetar nossa saúde diária nesses ambientes: qualidade do ar, alimentação, mobilidade ou estresse no ambiente de trabalho. Diferentemente da certificação LEED, que aborda a interação entre edifícios e o meio ambiente, o foco da WELL é nas pessoas, a relação entre os edifícios e os seus ocupantes, mas ela foi concebida para complementar a LEED, proporcionando um melhor atendimento à saúde humana e à sustentabilidade ambiental dentro de edifícios.

WELL BUILDING STANDARD

Desenvolvida ao longo de sete anos, a certificação WELL envolveu equipes multidisciplinares, englobando arquitetos, cientistas e médicos. É concedida em três níveis: Silver, Gold e Platinum, e são estabelecidos requisitos de desempenho em sete categorias relacionadas à saúde humana no ambiente construído: qualidade do ar, qualidade da água, alimentação, iluminação, atividades físicas, conforto e saúde da mente.

É uma certificação com potencial para redução nos custos de saúde, além de fornecer retorno sobre o investimento, pois se compromete com a saúde e o bem-estar das pessoas nos edifícios.

CASES

A certificação WELL está crescendo na indústria da construção. Atualmente, 167 edifícios a possuem, em mais de 50 países. O Brasil tem sete projetos, com o primeiro a ter recebido a certificação na América Latina: o escritório da SETRI, em São Paulo.

Nos Estados Unidos, onde já existem várias certificações, a sede da Symantec, na Califórnia, será um dos primeiros edifícios do Vale do Silício a recebê-la.

Com a certificação WELL, os empregadores podem demonstrar um maior compromisso com o bem-estar dos empregados. Com isso, espera-se uma adoção mais global e generalizada da certificação WELL, pois a qualidade dos espaços de trabalho continua sendo um grande fator na atração e retenção de funcionários.

Se este tema lhe interessou, no dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento clicando aqui.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais