Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

21 de agosto de 2019

TECNOLOGIA E ÉTICA

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, porém, ao lado de todo esse progresso, que tanto facilita o dia a dia, também caminham as práticas antiéticas no uso dos recursos tecnológicos.

O progresso tecnológico, por si só, não conduz naturalmente a um mundo melhor. As armas nucleares, por exemplo, representaram um enorme avanço tecnológico, mas desde a sua criação lançaram uma sombra de incertezas sobre a humanidade. A questão, portanto, é: o desenvolvimento tecnológico levará a um mundo melhor? A resposta é afirmativa, caso a ética seja uma coadjuvante nesse processo.

Hoje a produção de dados é massiva, e eles são cobiçados por profissionais das mais diversas áreas. Nesse campo, a privacidade do usuário ainda deve ser prioridade para as empresas que se beneficiam deles. Informações de aplicativos, plataformas e redes sociais podem ser comercializadas e vendidas sem o consentimento do usuário. É preciso, portanto, dar uma abordagem ética a essa permissão, estabelecendo claramente se seus dados poderão ser utilizados e de que forma.

CÓDIGO DE ÉTICA

Para que os profissionais de computação pudessem agir com responsabilidade, a Association for Computing Machinery (ACM), primeira sociedade científica e educacional dedicada à computação, fundada em 1947, com sede em Nova York, lançou um Código de Ética e Conduta Profissional, recentemente atualizado. Ele foi concebido para estimular e orientar a conduta ética de todos os profissionais da computação, incluindo instrutores, estudantes, influenciadores e qualquer pessoa que use a Tecnologia da Informação de maneira ostensiva. Seus princípios éticos gerais são: contribuir para a sociedade e o bem-estar humano, reconhecendo que todas as pessoas são partes interessadas na computação; evitar danos; ser honesto e confiável; ser justo e tomar medidas para não discriminar; respeitar o trabalho necessário para produzir novas ideias, invenções, trabalhos criativos e artefatos de computação; respeitar a privacidade; honrar a confidencialidade. Entre as responsabilidades de um profissional de TI, destaca-se: manter altos padrões de competência profissional, conduta e prática ética.

O FUTURO DA TECNOLOGIA

Como podemos tornar possível, ou mesmo recompensadora, a luta contra a tecnologia antiética? Equipamentos específicos poderão ajudar, como a orientação para coleta e uso de dados e ferramentas de ética de design de algoritmos. Porém, não são apenas os indivíduos que precisam de ética. As empresas também devem pensar em como elas operam a governança ética na prática. Para isso, também precisamos de responsabilidade externa, seja por meio de regulamentos (normas, rótulos, leis) ou por outros meios.

A base da existência da Inteligência Artificial é o uso de dados, mas é necessário que essa tecnologia se estabeleça sobre a transparência, concentrando-se diretamente na ética e na responsabilidade. A quebra de confiança de uma empresa, pelo uso antiético de dados de usuários, pode ser fatal para a sua sobrevivência. Muitas organizações já se preocupam com isso. Elon Musk, por exemplo, um dos maiores empreendedores da atualidade, criou a OpenAI, organização sem fins lucrativos que visa desenvolver a AI e criar leis de regulamentação para a utilização dos dados e para a própria AI.

O progresso tecnológico pode caminhar lado a lado com a ética? A resposta é sim, mas essa responsabilidade está nas mãos de todos os que utilizam a tecnologia, fazendo-o de forma consciente e responsável, utilizando-a para o desenvolvimento e progresso da humanidade.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais