Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

18 de setembro de 2019

TECNOLOGIA NO SETOR IMOBILIÁRIO

Algumas organizações já reconhecem a mudança disruptiva que a tecnologia está trazendo para seus modelos de negócios e buscam estratégias de transformação digital. Comparado com outras categorias, o setor imobiliário tem historicamente demorado a adotar soluções de tecnologia, mas já enxerga a mudança como necessária, para se diferenciar na oferta de produtos e serviços e obter vantagem competitiva.
BIG DATA E IA
Como o espaço de escritório é usado? Ao rastrear e monitorar o desempenho em questões como benchmarks de sustentabilidade, a coleta de dados, o uso de aprendizado de máquina e a inteligência artificial já estão ajudando gerentes e investidores a identificar e prever tendências de mercado, ajudando-os a antever problemas antes que apareçam. À medida que essas novas tecnologias adentram o setor imobiliário, elas trazem oportunidades, mas também novos desafios.
Os gerentes de portfólio estão lidando com uma quantidade massiva de informações, mas surge a preocupação sobre o uso e gerenciamento dos dados dos clientes. O incremento nesse fluxo e o crescente uso de dispositivos móveis para controlar instalações também aumenta a necessidade de uma segurança cibernética mais sofisticada.
PROPTECHS
Já ouvimos falar em Fintechs (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) e Contechs (termo usado especialmente nos EUA, referindo-se a startups relacionadas ao ambiente de obra). Mais recentemente surgiu o termo Proptech, relacionado a startups que oferecem produtos tecnologicamente inovadores ou novos modelos de negócios para o mercado imobiliário.
As Proptechs são um sinal evidente da transformação digital no mercado imobiliário, representando todas as empresas que estão adotando o setor imobiliário para melhorá-lo, impulsionadas por um cenário digital em constante mudança e novos padrões de consumo. De fato, todos os ramos do setor imobiliário tradicional estão sendo ameaçados pelo surgimento das Proptechs.
A tecnologia ajudará a manter o setor imobiliário em alerta. Os modelos de negócios estão sendo reavaliados, as necessidades dos consumidores estão evoluindo, mas a inovação e a tecnologia não terão êxito se não atenderem às necessidades dos clientes. As Proptechs chegaram para se aprofundar nessas questões, analisar essas mudanças, oferecer soluções mais adequadas e melhorar as experiências dos clientes.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais