Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

25 de dezembro de 2019

TECNOLOGIA PARA ENCURTAR DISTÂNCIAS. TEMPO DE UNIR FAMÍLIAS.

Muitos afirmam que a tecnologia separa as pessoas e as torna antissociais, terminando por destruir as famílias. Será isso mesmo? Não é o que sugerem alguns estudos.

A TECNOLOGIA COMO ATOR SOCIAL

Em pesquisa sobre o impacto da tecnologia de comunicação nas famílias nos EUA, a Ericsson ConsumerLab, empresa com vários anos de experiência no estudo do comportamento das pessoas em relação aos produtos da Tecnologia da Informação e Comunicação, afirmou: “A capacidade de manter contato contínuo ao longo do dia com outros membros da família aumenta o sentimento de proximidade e felicidade.”

O relatório final, intitulado “Tornando famílias mais próximas”, analisa como as famílias se comunicam entre si, seja pessoalmente ou usando várias tecnologias, e pergunta como a vida familiar foi transformada pela tecnologia. As famílias que participaram do estudo afirmaram que a tecnologia as ajuda a se comunicarem mais, conhecerem-se melhor e organizarem os aspectos práticos e logísticos durante a semana com mais facilidade.

A tecnologia se tornou um ator social para os membros da família, separados muitas vezes por longas distâncias. Temos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Ao usar a tecnologia para nos comunicarmos com alguém que está longe, não podemos tocá-los, sentir sua fragrância, saborear seus quitutes, mas ainda nos restam dois sentidos, e muito importantes: podemos vê-los e ouvi-los – é o que basta para a tecnologia digital, pelo menos por enquanto: superar as barreiras geográficas, conectar os membros da família e facilitar a comunicação. WhatsApp, Telegram, Skype, Facetime – apenas alguns toques no teclado de smartphones ou computadores nos separam de pessoas que podem estar do outro lado do mundo, o que faz as distâncias parecerem menores.

Um relatório do Banco Mundial de 2016 afirma que mais pessoas têm acesso a um telefone celular do que ao ensino médio, água potável ou saneamento – 8 em cada 10 pessoas no mundo possuem um telefone celular. A tecnologia é um instrumento barato e quase permanente para manter contato com seus entes queridos. Em alguns países, esse contato é obrigatório por lei, a fim de manter a custódia quando os pais trabalham longe das famílias.

O OUTRO LADO

Assim como uma faca por si só não é má, é o usuário que dela pode se utilizar com maus propósitos, assim também ocorre com a tecnologia. Ela foi feita para facilitar a comunicação, se não abusarmos dela. Mesmo que a tecnologia da comunicação tenha um impacto geral positivo nas famílias, ainda existem algumas desvantagens. O estudo da Ericsson, por exemplo, mostrou que a obsessão de algumas pessoas por smartphones e tablets está consumindo um valioso tempo que poderia ser desfrutado em família.

Viver longe de entes queridos não é fácil, mas aqueles que experimentam essa situação sabem como a tecnologia pode ajudar a se sentirem próximos. Neste Natal, muitas pessoas vão poder comemorar com aqueles que estão longe graças à comunicação online. Mais do que encurtar distâncias, a tecnologia também ajuda a unir famílias.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais