Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

8 de janeiro de 2020

TENDÊNCIAS NO MERCADO DE FACILITIES PARA 2020 NO BRASIL

Durante anos, as megatendências identificaram forças motrizes externas fundamentais que afetaram todos os níveis da sociedade. Elas moldaram o mundo como o conhecemos, porém, em relação especificamente ao mercado de Facilities, quais tendências o moldarão em 2020?

NOVAS MANEIRAS DE TRABALHAR

Com a finalidade de promover a identidade corporativa e uma colaboração mais eficiente, aliada ao compartilhamento de conhecimento, além de flexibilidade, velocidade, inovação e produtividade, as empresas estão implementando práticas alternativas no local de trabalho e novas maneiras de trabalhar, os ambientes laborais se modernizam e inovam, ou seja, o local de trabalho tradicional está com os dias contados.

Estudos afirmam que em 2020 a geração Y será responsável por metade da força de trabalho global, o que inclui, evidentemente, o Brasil. Como os gerentes de Facilities lidarão com essa força de trabalho? Como serão os ambientes e espaços corporativos?

Em 2020 o setor de FM atingirá novos níveis de maturidade, realizando progressos importantes, o que elevará sua importância na hierarquia econômica, porém, o alcance dessas mudanças dependerá do comprometimento e da visão de liderança dos gerentes. Dessa forma, os seguintes aspectos surgem como megatendências no mercado de Facilities: personalização e experiência do usuário, flexibilidade nas operações, criação de locais de trabalho inteligentes e melhoria na gestão ambiental.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

O incremento da atividade econômica previsto para os próximos anos no Brasil terá um grande impacto no mercado de Facilities. O aumento da concorrência proveniente de novos participantes no mercado forçará as empresas a buscar uma maior diferenciação e a inovar na maneira como ajustam seus modelos de negócios e agregam valor aos clientes.

O aquecimento global será um dos principais desafios de sustentabilidade, no Brasil e no mundo, forçando as empresas a se tornarem mais eficientes em termos energéticos. Esses desafios de sustentabilidade trarão consequências para o setor de FM na próxima década, afetando as cadeias de fornecimento e valor, bem como o design, gerenciamento e manutenção da construção. Em 2020, espera-se ver grandes progressos em tecnologia, como sensores NFC, vigilância inteligente, aplicativos de segurança e robôs inteligentes, que permitirão a automação de mais atividades. Além disso, o foco em uma vida mais saudável levará a recursos tecnologicamente aprimorados, criando um grande impacto no setor de serviços e Facilities.

O setor de FM passou por uma grande transformação nos últimos 20 anos. Para 2020, as expectativas são altas. As tendências não são um vaticínio, mas uma probabilidade, portanto, além de se manterem informadas sobre elas, as empresas do mercado de Facilities devem se preparar para os desafios que inevitavelmente surgirão.


Relacionados

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais

02 jul 2021

Teste Post

LOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsvLOREM imsLOREM imsvvvvvvLOREM imsLOREM imsvvLOREM imsLOREM imsvvvvvLOREM imsLOREM imsLOREM imsLOREM imsv

Veja mais

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais