Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

1 de maio de 2019

UM MELHOR AMBIENTE DE TRABALHO

Estima-se que a população mundial tenha chegado a 7,7 bilhões em abril de 2019, com mais da metade das pessoas vivendo nas cidades, o que faz com que a procura pelo bem-estar se torne uma preocupação laboral em todo o planeta. Nos EUA, os gastos com o estresse relacionado ao trabalho consomem a impressionante cifra de US$ 345 bilhões por ano. Tudo isso indica uma clara necessidade por espaços de trabalho mais saudáveis, com a valorização do recurso mais valioso das empresas – as pessoas.

Com essas preocupações já em mente, a certificação WELL foi criada em 2013 e está rapidamente tornando-se um padrão da indústria. Os requisitos de conformidade para o ajuste padrão ocorrem em sete áreas principais: ar, água, nutrição, iluminação, fitness, conforto e mente. Cada categoria é pontuada em 10 e, dependendo do total alcançado, a certificação concedida pode ser Silver, Gold ou Platinum. Ela tem validade de 3 anos e após esse período é necessário submeter a certificação novamente.

MELHORIA EM DIVERSOS ASPECTOS

Sem dúvida o design de um ambiente de trabalho influi na decisão sobre onde trabalhar, portanto, projetar com as pessoas em mente é um tópico que não pode mais ser ignorado.

Pesquisas globais coletaram alguns dados interessantes: a melhor qualidade do ar interior pode levar a uma melhoria de 8-11% na produtividade; uma melhor nutrição reduz em 27% a depressão, em 13% o sofrimento e leva a uma melhora geral na saúde mental; estar mais perto de janelas nos torna mais produtivos, especialmente se divisarmos a natureza; o conforto térmico tem um impacto significativo na satisfação dos empregados, e ainda mais se tiverem controle sobre ele; a adição de plantas no ambiente de trabalho reduz significativamente o estresse e a preocupação com a saúde.

Colocando essas ideias em prática, o escritório da CBRE, em Madri, foi o primeiro a obter a certificação WELL na Espanha. Ao abordar os conceitos de ar, conforto, luz e mente, uma espécie de “imersão na floresta” foi implementada no ambiente: carpetes verdes, muitas plantas, iluminação natural e elétrica, tudo pensado para proporcionar espaços dinâmicos e diversos para as necessidades dos funcionários (vide fotografia. Crédito: CBRE Madrid).

Sabemos que as plantas são essenciais para manter a qualidade do ar, mas o Well Building Standard vai além, ao enfatizar a biofilia – termo popularizado por Edward Wilson, entomologista e biólogo americano, ao lançar um livro com este nome em 1984. Segundo ele, os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza. Em muitos projetos certificados WELL, os efeitos restauradores das plantas no bem-estar humano resultaram na instalação de paredes verdes “vivas” nos escritórios.

No escritório da CBRE em Madri, contemplam os conceitos de nutrição e fitness uma alimentação saudável, com todas as informações nutricionais, bem como aulas de Pilates, yoga e corrida.

A CBRE obteve o retorno do seu investimento em um ano. Agora, 80% dos funcionários se sentem mais produtivos e 90% acham que a certificação WELL teve um impacto positivo sobre eles. Afinal de contas, quem não gostaria de trabalhar em um lugar assim?

Se este tema lhe interessou, no dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento clicando aqui.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais