Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

17 de abril de 2019

WELLNESS CORPORATIVO E HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA EMPRESAS

Um conceito começa a integrar as empresas: os programas de saúde e bem-estar corporativos. Exercício, nutrição, hábitos saudáveis e cuidados de saúde preventiva atualmente são “hot topics” nas áreas de facilities e RH, que começam a voltar seu foco em proporcionar ambientes mais agradáveis e produtivos aos ocupantes.

Isso foi compreendido após a percepção de que é mais interessante impactar na maior parcela que compõe o investimento de uma empresa, no caso, seus funcionários, representando 92%, do que investir apenas em ambientes eficientes, representando os 8% remanescentes.

Veja algumas questões nas quais profissionais de Facilities com visão estratégica e holística têm de estar atentos:

 

ATENÇÃO PLENA

Temas até então restritos a nichos, como mindfulness (“atenção plena”, em tradução livre), entraram definitivamente no radar das grandes corporações, e essa mudança de mentalidade já comprovou que pode afetar positivamente a produtividade e o bem-estar geral do quadro de funcionários. Alguém duvida de que um servidor com foco no que está fazendo será muito mais atencioso e produtivo? Portanto, bem-estar não se trata apenas de exercício físico e nutrição, mas também da saúde comportamental. Espaços corporativos devem, de forma inteligente, oferecer espaços que possibilitem o mindfulness.

 

BEM-ESTAR EMOCIONAL

Os programas de bem-estar corporativo englobam muitas variáveis, mas um plano básico pode conter as seguintes opções: nutrição, condicionamento físico (a inatividade física é o 4° fator de risco de mortalidade no mundo), programa para parar de fumar, testes fisiológicos, como exames de colesterol e pressão arterial, além do controle do estresse. Estudos indicam que 90% da saúde são determinados por escolhas que o indivíduo faz de estilo de vida, pela genética e por determinantes sociais, e as emoções desempenham um papel vital neste ciclo. Como, porém, discutir o bem-estar emocional em um ambiente de trabalho? Atualmente já existem empresas que criaram, por exemplo, o FIB – Felicidade Interna Bruta, que consiste em uma avaliação para identificar a felicidade das pessoas em relação ao seu ambiente de trabalho, atividade e relacionamento com as pessoas do espaço laboral.

 

WELLNESS NA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Quando se tem funcionários saudáveis, a empresa colhe os benefícios. Um programa de bem-estar corretamente projetado pode aumentar a produtividade e reduzir o estresse. Este tipo de programa ajuda os funcionários a fazer escolhas inteligentes e saudáveis que podem reduzir os custos de assistência médica, aumentar a motivação e diminuir o absenteísmo. Quando os trabalhadores se sentem valorizados, eles são de fato mais valiosos para as empresas. É isso o que afirma Cristina Banks, diretora do Centro Interdisciplinar de Locais de Trabalho Saudáveis da Universidade da Califórnia, Berkeley: “é claro que os funcionários têm maior senso de engajamento quando seu valor e contribuição para o negócio são reconhecidos”.

O relatório “The Drive Toward Healthier Buildings 2016” mostra que o setor de arquitetura e construção nos EUA já está preparado para a adoção mais efetiva de práticas que priorizem o bem-estar físico, mental e social dos ocupantes e locatários. Os benefícios nas empresas? O aumento no valor de locação e valorização dos ativos. Segundo o estudo, 69% dos proprietários que medem a satisfação dos funcionários melhoraram a satisfação e o engajamento devido a investimentos mais sólidos em projetos melhores de ambientes de trabalho. Aqueles que trabalham em ambientes com elementos naturais, como vegetação e luz solar, relatam níveis superiores em 15% no bem-estar, 6% em produtividade e 3% de criatividade em relação àqueles que trabalham em ambientes desprovidos de natureza.

 

RETORNO FINANCEIRO

O relatório mostra ainda que, de acordo com os proprietários, melhorar a satisfação dos funcionários é o maior benefício de edifícios saudáveis, seguido de aumento do retorno no investimento: 79% no aumento da satisfação e engajamento; 73% no impacto positivo na rapidez da locação; 62% no impacto positivo no valor do edifício.

E um novo estudo, publicado por Harvard em parceria com a SUNY Upstate Medical University, vai além. Ele analisou o impacto do trabalho em um edifício certificado Green Buiding sobre a função e saúde cognitiva, avaliando o caso das Certificações LEED e WELL. O estudo sugere que os ocupantes de edifícios certificados e de alto desempenho tiveram quase 30% menos sintomas associados à síndrome do edifício doente, além de um índice de qualidade do sono 6,4% acima e uma pontuação relacionada à função cognitiva 26,4% superior, em comparação com pessoas em edifícios de alto desempenho sem Certificação LEED.

O investimento em bem-estar corporativo continua a crescer e temos visto cada vez mais empresas priorizando-o como parte de sua estratégia corporativa, o que pode ser um excelente negócio.

Gostou do tema?

No dia 09/05 faremos um evento gratuito na sede da Totvs sobre “Tecnologias disruptivas aplicadas em escritórios: UX, espaços integrados, dinâmicos e saudáveis”. Inscreva-se agora e participe do evento, clicando aqui.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais