Edifício Vila Lobos | Brasília | DF

4 de setembro de 2019

XaaS – Anything as a Service

Você já pensou em ter uma empresa 100% na nuvem, que esteja em qualquer lugar e na qual seus colaboradores trabalhem de forma remota e cooperativa, mesmo estando em qualquer cidade do mundo? Isso já é possível, graças ao XaaS. Mas, afinal de contas, o que é exatamente o XaaS?

Buscando maneiras mais baratas e eficientes de executar a TI, as empresas passaram a adotar a nuvem para todo tipo de serviço: armazenamento, IA, e-mail, CRM etc. A partir desses serviços na nuvem e com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade, surgiu o XaaS (Anything as a Service) – “tudo como um serviço” ou “qualquer coisa como um serviço”. A rigor, o XaaS abrange qualquer serviço de computação entregue sob demanda via Internet, em vez de fornecido localmente, como uma compra ou licença inicial.  As vantagens? Mobilidade, produtividade, flexibilidade, redução de custos. O investimento em TI, principalmente para as pequenas empresas, pode sair dispendioso. Com o XaaS os gastos para aquisição e manutenção de equipamentos caros podem ser evitados.

Modelos para escolher

O XaaS oferece os tradicionais modelos relacionados à nuvem: IaaS – infraestrutura como serviço; Saas – software como serviço; PaaS – plataforma como serviço. Com o tempo e a necessidade, outras opções interessantes de serviço sob demanda “aaS” foram surgindo: MaaS – monitoramento como serviço; CaaS – comunicação como serviço; DaaS – desktop como serviço (desktop virtuais, que já são amplamente utilizados); DRaaS – recuperação de desastres como serviço (oferece uma cópia de segurança dos servidores físicos ou virtuais). E a lista não para por aí, pois o XaaS não se limita aos produtos digitais, já que você pode obter praticamente tudo, de alimentos a consultas médicas, sem sair de casa ou do escritório, utilizando serviços on-line, daí o “anything” do nome.

A HaaS – assistência médica como serviço, por exemplo, já é uma realidade em alguns países. Registros médicos eletrônicos e sistemas de informações hospitalares, juntamente com a IoT e wearables já tornam possíveis consultas médicas online, monitoramento da saúde 24/7 e uma série de facilidades. Os meios para a implantação do XaaS podem variar, mas os objetivos são sempre os mesmos: velocidade e agilidade.

Serviços por assinatura

A ideia por trás do XaaS é a de que as empresas podem reduzir custos e obter diversas vantagens, comprando serviços de provedores com base em assinatura. Esse tipo de negócio reduz a complexidade operacional, permitindo expandir e contratar sob demanda, enquanto as empresas se beneficiam de custos de TI flexíveis e previsíveis.

Seguindo o rastro de empresas que já utilizam o XaaS, como Walmart, Amazon e Urban Outfitters, a Nike está mudando seu modelo de negócios com o lançamento do serviço de assinatura “Nike as a service”, o qual permitirá que os pais comprem tênis para seus filhos de 2 a 10 anos, trimestral, bimestral ou mensalmente, pagando taxas mensais. Dois motivos principais a motivaram:  o primeiro é que a assinatura é a melhor forma de as pessoas consumirem os produtos; o segundo, a garantia de receita por cliente. Este conceito, na área de serviços, equivale à manutenção preventiva, e por incrível que pareça não é novo. Há cerca de 50 anos o Dr. Cícero de Noronha Barros, fundador do Grupo Stylos, com sua extraordinária visão empresarial, trouxe para Brasília este modelo de serviço e vendeu aos clientes a ideia de que manter uma estrutura sairia mais barato do que refazê-la. Agora, o varejo adere a esta espécie de estratégia de fidelização do cliente. Como diz a sabedoria popular: se queremos vislumbrar o futuro, estudemos o passado.


Relacionados

03 fev 2021

MAIS DO QUE PRODUTOS E SERVIÇOS: OS CLIENTES DE HOJE BUSCAM EXPERIÊNCIAS

Até pouco tempo, os clientes costumavam fundamentar sua lealdade no preço ou no produto, mas as coisas têm mudado. Os clientes de hoje permanecem leais às empresas devido à experiência que recebem. Isto rapidamente se tornou uma prioridade para as empresas e em 2021 não será diferente. A experiência do cliente (customer experience – CX, […]

Veja mais

13 jan 2021

SUSTENTABILIDADE COLETIVA

Todos os desafios urgentes da sustentabilidade, seja a gestão de recursos hídricos escassos, a adaptação às mudanças climáticas ou a criação de cadeias de valor responsáveis, exigem novas formas de criatividade colaborativa e pessoas dispostas a implementar mudanças coletivamente em todos os níveis e em todas as áreas de nossa sociedade global. Vivemos em um […]

Veja mais

27 jan 2021

SOLUÇÕES 360°: O QUE SÃO E ONDE VALE A PENA INVESTIR

Quem não gostaria de ser bem sucedido no comando de uma empresa? Em um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é fundamental controlar cada processo. Entre tantos modelos de gestão, destacam-se as soluções 360°, que proporcionam uma visão panorâmica e profunda de toda a empresa. Em toda empresa há uma divisão administrativa natural entre […]

Veja mais